quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Relação: Jornalista X Cientista


Pesquisas realizadas no primeiro semestre deste ano apontam que a sociedade se interessa por ciência. Mas como ela pode se informar do que está acontecendo no mundo científico? A resposta é simples, através do jornalista.
O papel do jornalismo é informar. Tratando-se de jornalismo científico o mais importante é divulgar as novas descobertas, deixando a população atualizada.
O trabalho do jornalista é relevante porque é ele que faz, em sua matéria, com que as pessoas entendam de uma forma mais complexa.
O que as pessoas não sabem é que não é tão fácil conseguir essa informação, pois nem todos os cientistas querem dar entrevista.
Em um grupo de 17 jornalistas científicos, apenas 3 tiveram fácil acesso ao pesquisador. Entende-se então, que a relação entre jornalista e cientista, às vezes, é conturbada.
Isso faz com que a população carente de informação de grande importância.
Por outro lado, existe o cientista que pode ser chamado de ‘’Bom samaritano’’, aquele que ajuda o jornalista no que for preciso porque entende que as pessoas precisam da informação.
Nesse caso a relação entre jornalista e cientista é positiva pois o jornalista consegue obter todas as informações para sua matéria.
A relação entre os dois depende muito do bom senso e profissionalismo de ambos.

Texto: Elloá Soares, Nailine Oliveira e Tatyane Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?