quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Perfil de um jovem pesquisador

Cresce o interesse de estudantes se tornarem pesquisadores no Brasil, os jovens estão se dedicando, mas a pesquisas e estudos na área de ciências. Como os estudos podem fazer a diferença para um jovem pesquisador, acompanhe a história do pesquisador Ernandes Rodrigues de Alencar.

Em uma coletiva para os estudantes da Faculdade Anhanguera de Brasília, neste mês de outubro o jovem pesquisador Ernandes Alencar, nos contou a importância de ser pesquisador e a paixão dele pela ciência. No começo da coletiva para descontrair e quebrar o gelo de Jornalista versus Cientista, Ernandes brincou dizendo “que o único medo naquela sala era as distorções do que ele iria falar, na coletiva”.

O cientista alertou que a maior preocupação do cientista quando concede uma entrevista é que o jornalista não distorce o que foi dito e procure levar ao público realmente o que foi dito. Foram dez anos de estudo e ainda com muita garra para continuar, o pesquisador começou sua vida acadêmica em 2000, quando ingressou na Universidade Federal de Viçosa (UFV), para cursar Engenharia Agrícola e Ambiental, um curso de duração de cinco anos, que Ernandes concluiu em quatro, logo depois iniciou seu mestrado em Engenharia Agrícola, depois encerrando esses dez anos de estudo, com o doutorado também em Engenharia Agrícola, ambos pela UFV.

Alencar relatou sobre seus estudos e pesquisas, dando ênfase em sua pesquisa do doutorado, que foi o estudo dos fungos Aspergillus flavus (Fungos que geram as substâncias das aflatoxinas, que pode ser encontradas em grãos que são armazenados em condições não recomendadas). Ele estudou o amendoim contaminado, em sua pesquisa foi detectado que se ingerido em grande quantidade, este amendoim contaminado pode causar câncer de fígado.


Ele ainda falou de sua pesquisa do mestrado, que o objeto de estudos foi os efeitos das condições de armazenagem sobre a qualidade da soja. O pesquisador deu dicas de como ser um cientista bem sucedido, primeiramente estar credenciado na pró-reitoria de pesquisa e pós graduação (PPG), de sua universidade, sempre manter a ética na pesquisa, manter o seu currículo lattes atualizado, tomar cuidado com os plágios em pesquisa, sempre lembrar que sua pesquisa está sendo financiada, ou seja, tem alguém por trás que quer ver bons resultados e muitas vezes são cidadãos que de alguma forma por meio de seus impostos financiam estas pesquisas. Ainda ressaltou a dificuldade em publicar os artigos.


Em seus onze anos de carreira, Ernandes construiu uma história na ciência, no ano de 2007, ganhou o prêmio Engenharia Agrícola de Pós-graduação da Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola de melhor dissertação na área de tecnologia pós-colheita, com sua dissertação de mestrado. Atualmente ele é professor adjunto da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (FAV-UnB). Em um ano e meio Ernandes, escreveu 07 artigos tendo um deles publicado por uma revista especializada em Ciências e Tecnologia.


Fernando Pinto
6ª Semestre/Noturno
Faculdade Anhanguera de Brasília


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?