quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cientista alerta sobre os riscos do amendoim


O pesquisador Hernandes Rodrigues de Alencar ministrou uma palestra aos alunos da faculdade Anhanguera de Brasilia no dia 05 de Outubro. Formado em Engenharia agrícola pela Universidade de Viçosa,ele atua na área de pesquisa e busca em seus trabalhos o resultado de grãos como: milho,soja e amendoim com mais qualidade no armazenamento.

As suas principais pesquisas têm como ênfase a área de processamento e armazenamento de produtos agrícolas. Para isso, ele testou o gás ozônio no processo de fumigação (ato de expor um corpo à influência do fumo, de vapores ou de gases) que servem como curativo para desinfetar a atmosfera viciada e age como fungicida, pois este é capaz de eliminar os fungos do amendoim com maior facilidade.

Ele explicou sobre a substância tóxica aflatoxina, presente no amendoim que pode causar desde náuseas à câncer no fígado . O pesquisador observou também, que apenas torrar o amendoim não reduz o fungo. “Quando os grãos são armazenados de forma errada , em altas temperaturas e com alto teor de água aumenta a produção de fungos e leva a contaminação e que o consumo do grão contaminado pode levar a sérios problemas de saúde” , diz ele.

Ernandes disse ainda, que para ser um cientista bem sucedido é preciso manter a ética na pesquisa e tomar cuidado com os plágios, sempre lembrar que sua pesquisa está sendo financiada, e que precisa ter resultado, pois muitas vezes são os cidadãos por meio de seus impostos que financiam estas pesquisas.

Repórter:
Fernanda Lima
5º semestre - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?