quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ERNANDES ALENCAR PARTICIPA DE ENTREVISTA COLETIVA COM ALUNOS DE COMUNICAÇÃO DA FACULDADE ANHANGUERA


No dia 5 de outubro foi realizada uma entrevista coletiva com o pesquisador Ernandes Rodrigues de Alencar (30). Os alunos da Faculdade Anhanguera de Brasília puderam conhecer um pouco sobre seus trabalhos e a área de atuação do pesquisador. Ele formou-se pela Universidade Federal de Viçosa, em 2004, possui mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola e atualmente ministra aulas no curso de agronomia para estudantes da Universidade de Brasília.

O pesquisador falou sobre suas principais pesquisas voltadas para o armazenamento de grãos no Brasil, como por exemplo, o amendoim - que é considerado, entre as leguminosas, uma das mais importantes culturas, juntamente com o feijão e a soja. Muitos agricultores utilizam baixo nível tecnológico, sendo que a produção visa atender principalmente o consumo in natura. As sementes de amendoim proporcionam elevada rentabilidade de óleo de fácil digestão (45 a 50%), possuindo altos teores de vitaminas. Ernandes Rodrigues fez um importante alerta quanto às contaminações. “Grãos contaminados, como por exemplo, nozes, milhos e amendoins, causam sérios à sa saúde", alerta.

Durante a coletiva, ele lembra ainda que é de extrema importância manter o correto armazenamento dos grãos, ele ressalta que deve- se ter todo o cuidado, caso sejam em sacas, se forem em pilhas, elas devem ser baixas, para evitar a quebra ou esmagamento de vagens. As pesquisas realizadas sobre um tipo específico de grão ou fungo revela grande importância para que seja obtido bons resultados. “As pesquisas básicas servem de base para atingir a outras mais avançadas”, diz o pesquisador.

Na UNB, ele participa do projeto de pesquisa voltado para a Estruturação de Laboratórios e Unidades Demonstrativas de Tecnologia Pós-Colheita para a Agricultura Familiar, desde 2010, tem em seu currículo 11 projetos de pesquisa e 18 artigos, sendo que apenas um deles foi publicado. Na coletiva, ele mostrou ainda algumas dicas de como se tornar um jovem pesquisador: a primeira delas, é orientar estudantes de graduação, estar credenciado num PPG (Orientar estudantes de mestrado e doutorado), atualizar o currículo lattes, submeter projetos de pesquisa a órgãos de fomento, publicá-lo e por fim, atuar com ética. “É importante que sejam aproveitadas cada oportunidade para que o jovem possa ter sucesso na carreira”, ressalta.


Repórter:
Fabiane Araújo - 5º semestre noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?