terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pesquisas de mestrado e doutorado podem fazer diferença na vida de estudantes



O sucesso de Ernandes Rodrigues de Alencar partiu dessas duas etapas

Janaina Oliveira


O pesquisador Ernandes Rodrigues de Alencar, em palestra ministrada aos alunos de jornalismo do sexto semestre da Faculdade Anhanguera de Brasília, expôs a importância do doutorado e mestrado na vida de um estudante.
Em poucas horas de conversa, os alunos conseguiram extrair, conhecimentos importantes, como, por exemplo, não parar os estudos após graduar. Para o aluno Antônio Sérgio Pastor, o pesquisador Enandes Almeida aproveitou bem a chance que teve quando ganhou as bolsas para concluir seu mestrado e doutorado, duas etapas de fundamental importância na vida de um profissional. “Ele soube aproveitar bem o beneficio que teve, pude perceber que ele incentiva muito os alunos a estudar, e é assim que tem que ser, devemos aproveitar a oportunidades e estudar sempre”. Diz Pastor.
Ernades Rdrigues é um exemplo a ser seguido, se graduou rápido como pesquisador, e não parou mais. Com apenas três décadas de vida já é mestre e doutor em pesquisas agrícolas, e foi falando sobre esses assuntos que Rodrigues arrancou muitas perguntas dos estudantes.
A estudante Renata Santos fez uma pergunta, que o pesquisador julgou como ótima. “Eu perguntei se ele depois de ter realizado a pesquisa, se ele comia amendoins,ele respondeu que sim, mais por sempre lembrar da pesquisa tem comido bem menos.” Relata a estudante.
O jovem pesquisador, em 200 Ingressou no curso de Engenharia Agrícola e Ambiental e graduou-se em julho de 2004 na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em outubro de 2000 iniciou estágio no Estágio no Setor de Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas do Departamento de Engenharia Agrícola, passando a ser bolsista de iniciação científica a partir de 2001. Em agosto de 2004, ingressou no Curso de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola, em nível de Mestrado no Setor de Armazenamento e Processamento de Produtos Agrícolas, na Universidade Federal de Viçosa. De 2006 a 2009 também pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) Conclui seu doutorado.
“foi através das minhas pesquisas de mestrado e doutorado que conseguir chegar onde estou”, relata o pesquisador. A pesquisa de doutorado de Ernandes teve como tema “efeitos das condições de armazenagem sobre a qualidade da soja e do óleo bruto”, o objetivo foi avaliar as principais alterações qualitativas dos grãos de soja durante o armazenamento e a influência dessas alterações na qualidade do óleo bruto extraído.
Na pesquisa de doutorado o estudo foi voltado para a redução das substancias, Aflatoxina, Carcinogênica, Catagênica e mutagênica nos amendoins. “Este trabalho teve por objetivos avaliar a cinética de decomposição do gás ozônio, o efeito do gás como agente fungicida e detoxificante sobre aflatoxinas e possíveis alterações qualitativas nos grãos de amendoim e no óleo bruto extraído desses grãos em decorrência do processo de ozonização. Essas substâncias consumidas a logo prazo pode vir a causar câncer”, explica Rodrigues.
Através destas pesquisas, Ernandes já conseguiu publicar dezoito artigos, entre eles um aceito. O sucesso dele pode está relacionado com os estatuo de importância ao qual se atribui, como um profissional ético e dedicado.


Por: Janaina Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?