sábado, 1 de outubro de 2011

Pesquisadora Multifocal


Os caminhos do pesquisador que resolve mudar seus temas de pesquisa e obtém bons resultados.

Apostar em novas empreitadas, não ter medo de arriscar e aliar conhecimento á práticas distintas. Essa é a marca do pesquisador multifocal, que tem se destacado no mercado. Hoje o trabalhador disposto a aprender, inovador e criativo tem mais chances de permanecer na disputa por uma vaga e conquistar seu lugar ao sol.

Atuante no mercado a mais de 15 anos. Daniela Amado Rabelo começou sua carreira profissional na área da comunicação e hoje aposta também no mercado farmacêutico. Filha de professor universitário e de uma pedagoga, desde criança sempre quis ministrar aulas. Em Farmácia, a homeopatia sempre lhe chamou atenção. Com graduação em Relações Públicas pela Universidade de Salvador (UNIFACS) e docente há mais de 10 anos na Faculdade Anhanguera de Brasília (FAB), Rabelo pretende por meio de seus trabalhos ingressar como forte pesquisadora na área da saúde, com isso acredita que poderá mudar a vida das pessoas. Atualmente matriculada no 6°semestre de farmácia, suas linhas de pesquisa são “Estudos Prospectivos em Farmácia” e “Psicologia”.

“Gosto do novo, projetos novos, lugares e experiências novas são meu estímulo. Gosto de boas ideias!” afirma Daniela. Talvez isso responda o fato de ela estar a tantos anos em sala de aula, lugar sempre propício á troca de informações e conhecimento.

Seu artigo intitulado Compressão direta de comprimidos de chá-verde (Camelliasinensis) foi autorizado para ida ao CONIC em Santos para concorrer ao prêmio de mérito científico. Essa pesquisa foi fruto de um projeto desenvolvido por ela e que concorreu no PIC (Programa de Iniciação Cientifica), da Faculdade Anhanguera de Brasília em 2011.

O objetivo da pesquisa realizada tem a finalidade de obter resultados referentes aos comprimidos de chá- verde CAMELLIA SINENSIS, tendo como base o método de compressão direta. A pesquisa mostra de acordo com estudos o quanto o consumo do chá verde é benéfico para aqueles que o consomem.“Porém, é reflexo direto do pensamento biosustentável a busca por medicamentos cada vez mais naturais de forma a introduzir na vida dos indivíduos hábitos mais saudáveis”.



Para que a produção do comprimido aconteça a partir de um extrato seco é preciso ainda realizar algumas pesquisas para garantir a adequação dos excipientes de modo que o insumo farmacêutico esteja de acordo com as características relacionadas com o modo em que é produzido preservando suas propriedades. O extrato seco da Camellia Sinensis é a matéria prima em questão e só pode ser obtida por meio deum processo de secagem, denominado Spray Dryer. Processo este que foi adquirido de um laboratório particular.

“A Dani tem domínio do conteúdo, interage com os alunos de forma positiva, mesmo sendo um tema complicado, com ela não se torna massivo. Conseguia sempre nos dá um feedback claro e objetivo não só para um aluno, mas para todos”. Diz Nayara Sousa, graduanda do curso de jornalismo, e ex-aluna de Rabelo.

É cada vez mais frequente encontrar pesquisadores das mais diversas áreas que encontraram na mudança de trajetórias o caminho certo para o sucesso. O Brasil cresceu nos últimos anos, mas ainda produz pouco no que diz respeito á pesquisas e tecnologia de ponta, se comparado á países como China, Estados Unidos e Índia por exemplo. A mudança deste cenário incluem melhorias na educação, investimentos na área não só pelo governo mais também por empresas, pois o custo na maioria das vezes é alto. E ainda o fortalecimento e ambição de nossos pesquisadores, cientistas e estudantes brasileiros. A pesquisa pode e deve sim. Ir além dos sonhos dessas pessoas. Elas podem melhorar a vida de muitos brasileiros.

Por Sheila Souza, João Paulo Monteiro.

2 comentários:

Diz aí, o que achou deste texto?