domingo, 30 de outubro de 2011

Amendoim: O lado bom e ruim do delicioso grão.

Mesmo com sabor gostoso e nutritivo, grãos de amendoim não escapam dos fungos.

Consumido puro ou inteiro, torrado ou cru. Utilizado no preparo de manteigas, doces, paçocas, pé-de-moleque. Também usado em bolos e sorvetes. O amendoim é saboreado nos quatro cantos do mundo. Originário da América do Sul, sua difusão iniciou-se pelos indígenas.
Rico em proteínas, vitaminas, lipídios, carboidratos e sais minerais. É uma semente comestível da planta Arachis hypogaea L. Importante não só para a pirâmide alimentar, como também na economia mundial. Diferente de outros alimentos, sua gordura é considerada boa, além do valor de mercado acessível.
Nada é tão bom que não possa ser melhorado. Mesmo com sabor gostoso e nutritivo, grãos de amendoim não escapam dos fungos. As práticas agrícolas são as principais responsáveis pela contaminação. A falta de informação preocupa pesquisadores, como o doutor em Engenharia Agrícola Ernandes De Alencar.
Ernandes é maranhense, mas sua formação acadêmica aconteceu em terras mineiras. Foi na Universidade Federal de Viçosa, onde seu sonho se tornou realidade. Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola. Seu objeto de estudo são alimentos. Ele estuda o processo de proliferação das pragas. A base de suas pesquisas são grãos de milho, soja e amendoim.



O estudo feito por Ernandes avaliou a reação do amendoim, quando exposto ao gás ozônio. Este, por sua vez, possui efeito antimicrobiano. O objetivo do trabalho voltou-se para a segurança alimentar. O engenheiro agrícola sabe que o perigo existe, mas só prevalece se ninguém buscar segurança. Com base nesta convicção, ele fundamentou sua tese intitulada Processo de Ozonização de Amendoim: Cinética de Decomposição, Efeito Fungicida e Detoxificante de Aflatoxinas e aspectos qualitativos.
O ozônio mata as bactérias 3.120 vezes mais rápido, ou seja, ozonização é a esterilização do grão pelo ozônio. Neste método são analisados fatores que influenciam no estrago de mantimentos, tal como o surgimento de micróbios e suas funções. Contudo, é um processo de desintoxicação dos bagos, como também são conhecidos. Ernandes visa orientar o consumidor sobre os riscos ocultos da alimentação.

Nayara Sousa
6° Semestre
Jornalismo / Matutino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?