segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Consumir amendoim contaminado pode causar câncer


Rosane Amaral
Consumir amendoim contaminado por um longo período pode causar câncer de fígado. Foi o que revelou um estudo feito entre 2006 e 2009 pelo pesquisador Ernandes Alencar para seu doutorado, na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O mau armazenamento dos grãos gera uma a substância mutagênica aflatoxina, que é uma toxina proveniente de um fungo e que pode causar, entre outros danos, má formação. Isso justificaria porque tantas pessoas apresentam sintomas como enjoos, diarreia e dor de cabeça após comer amendoim comprado de vendedores ambulantes em bares, por exemplo.

O foco do estudo foram os amendoins, mas os mesmos problemas foram encontrados em alimentos como o milho. Porém, danos maiores, como o câncer de fígado, só se dão quando o consumo é constante. “Se você ingerir um amendoim ou milho contaminado por um determinado período, você pode ter câncer de fígado”, explica Ernandes Alencar.

Não há nenhum animal, incluindo o homem, que seja resistente aos efeitos da aflatoxina. A boa notícia, no entanto, é que foi encontrado um meio para reduzir a quantidade da substância no amendoim: a aplicação de ozônio gerado sinteticamente. Para evitar se contaminar, a recomendação é não comer amendoim sem saber a procedência dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?