terça-feira, 25 de outubro de 2011

Jovem pesquisador fala em entrevista coletiva para estudantes da Faculdade Anhanguera de Brasília

Pesquisador da UnB em uma entrevista bem descontraída fala sobre suas pesquisas voltadas a amendoins e orienta futuros jornalistas


Em uma coletiva de imprensa realizada no dia 05 de outubro, na Faculdade Anhanguera de Brasília, os alunos do sexto semestre do curso de jornalismo entrevistaram o jovem pesquisador e professor da UnB Ernandes Rodrigues de Alencar. O pesquisador falou sobre suas pesquisas voltadas para o armazenamento de grãos no Brasil, interesse surgido após observar o desinteresse sobre pesquisas na área. Ele já havia feito estudos sobre a soja e fez seu doutorado sobre o amendoim.

Na oportunidade pode esclarecer várias dúvidas sobre a contaminação através do consumo de amendoim, “depois do arroz e do feijão, o amendoim é um dos grãos mais consumidos pelo brasileiro, por ter um sabor bastante agradável pode ser consumido cru ou em aperitivos como salgados”. Disse Ernandes, mas advertiu, “o consumo do grão contaminado pode levar a sérios problemas de saúde”. Segundo Ernandes o objetivo do seu estudo é melhorar a qualidade de vida da população por meio de cuidados com o armazenamento dos grãos após a colheita. Em pesquisas realizadas em laboratório, descobriu a “ aflatoxina”, uma toxina resultante de armazenamento inadequado, mas que pode ser combatida com a aplicação do gás ozônio, responsável pala manifestação dos fungos.

O jovem pesquisador de apenas 30 anos, mas com um longo caminho já seguido no campo acadêmico incentivou os futuros jornalistas a não pararem de estudar após graduarem, e assim como ele aproveitar as oportunidades. Foi o que fez quando teve a chance de ganhar bolsas para concluir seu mestrado e doutorado, ingressou na Universidade Federal de Viçosa em 2000 no curso de Engenharia Agrícola e Ambiental e em 2004 graduou-se. De 2006 a 2009 concluiu seu doutorado, “foi por não desperdiçar oportunidades e pelo desenvolvimento de minhas pesquisas é que cheguei onde estou”, conclui Ernandes.
Sérgio Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?