terça-feira, 18 de outubro de 2011

Amendoim mal armazenado pode prejudicar a saúde

Consumo em excesso de amendoim contaminado pode causar graves danos à saúde. O grão só se torna prejudicial se for armazenado de maneira inadequada



O amendoim é um grão bastante consumido no Brasil. O alimento está presente em vários pratos da culinária brasileira, desde doces até salgados. Por possuir proteínas necessárias para o corpo, ter um sabor agradável e oferecer praticidade na hora do consumo, muita gente gosta de comer amendoim. Porém, se o armazenamento do grão for feito de maneira inadequada, o alimento pode sofrer alterações em sua composição e gerar vários problemas de saúde, como diarréia e em casos mais graves, até câncer de fígado.

De acordo com Augusto Polliguardo, nutricionista e pesquisador na área de contaminação de alimentos, o amendoim só fica impróprio para o consumo se o cultivo do alimento não receber cuidados especiais, pois o fungo que altera a composição do amendoim, a aflatoxina, aparece em locais úmidos e com pouca circulação de ar. “Se na plantação o grão não receber os cuidados necessários, a aflotoxina pode aparecer. Mas esse fungo também pode aparecer na hora em que o amendoim está sendo armazenado”, explicou ele, ressaltando a importância de não consumir o alimento sem saber sua procedência.

“Não indico que ninguém compre aqueles amendoins que são vendidos dentro de um cone de papel, porque ninguém sabe como eles foram armazenados, se estão ou não contaminados”, sugeriu. Segundo ele, os sintomas que aparecem após o consumo do alimento contaminado são dores de cabeção, febre, náuseas, diarréias e em alguns casos, ânsia de vômito.

O desinteresse em pesquisas sobre armazenamento de grãos no Brasil despertou o interesse do engenheiro agrícola e pesquisador em melhoramento de grãos, Ernandes Alencar, de 31 anos, a estudar essa área. Ele já fez estudos sobre a soja e fez seu doutorado sobre o amendoim. Descobrir como os fungos surgem e agem sobre o amendoim, buscando alternativas para o armazenamento adequado desse grão foi a proposta do pesquisador.


Segundo Ernandes o principal objetivo do estudo é melhorar a qualidade de vida da população por meio do cuidado com os grãos após a colheita, guardando-os em locais adequados. Afinal, o Brasil produz muitos grãos, mas as condições de armazenamento preocupam, porque podem gerar danos à saúde caso não sejam bem armazenados. “As condições de armazenamento do Brasil favorecem uma série de alterações que prejudicam a qualidade do produto”, afirmou.

Em pesquisas realizadas em laboratório, Ernandes descobriu que a aflatoxina não é visível a olho nu. Segundo o cientista, para inibir o aparecimento dessa toxina deve-se aplicar nos amendoins, gás ozônio, que faz com que os fungos não se manifestem, além de armazenar os grãos em lugares secos e arejados. O consumo em excesso de amendoim contaminado pode gerar com o tempo câncer de fígado e problemas homeopáticos. Os estudos realizados por Alencar com o gás ozônio, são experimentais, portanto, não foram testados para produção em grande escala.




Por Jurana Lopes


6º Semestre - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?