segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ALUNOS PROMOVEM DEBATE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DA ENERGIA NUCLEAR

Por Thamis Maia



Após a tragédia ocorrida no inicio do ano no Japão onde um terremoto seguido de tsunami devastou várias cidades japonesas que acabou desencadeando um desastre nuclear devido a danificações causadas na Usina de Fukushima cresce as discussões sobre a importância do uso da energia nuclear. Muitas são as posições contrárias e também a favor do uso desta energia, físicos e ambientalistas promovem debates sobre o assunto no mundo inteiro.
No primeiro semestre deste ano alunos da disciplina de Rádio Jornalismo da Faculdade Anhanguera de Brasília promoveram um debate sobre o tema com o professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília Oyanarte Portilho autor do artigo “Enriquecimento de Urânio” e também com André Neiva Tavares apresentador do Programa de Mudanças Climáticas do WWF Brasil visando explanar sobre os dois lados do tema em questão.
Oyanarte Portilho é um defensor do uso da energia nuclear, tem se empenhado em pesquisas que inclue o enriquecimento do Urânio para a melhor performance dos reatores nucleares.
“Para o funcionamento eficiente dos reatores nucleares, usados na geração de energia elétrica ou como força propulsora, o combustível deve apresentar o urânio-235 na proporção entre 2% e 3%, enquanto que nas bombas atômicas requer-se 90%. Como o minério contém apenas 0,7%, o urânio deve passar por um processamento de elevação do teor desse isótopo, conhecido como enriquecimento de urânio. O primeiro método utilizado em escala industrial foi o da difusão gasosa, que consiste na passagem do gás hexafluoreto de urânio por paredes porosas, atingindo-se a cada passagem maior concentração das moléculas mais leves de UF6, formadas por átomos do isótopo desejado. Um outro método consiste na ultracentrifugação do gás, de forma a poder coletar-se as moléculas mais leves fora da borda da centrífuga. Esse método ainda se encontrava em fase experimental em 1975 quando o presidente Geisel assinou o Acordo Brasil-Alemanha, no qual constava, além da aquisição das centrais nucleares de Angra 2 e 3, a transferência dessa segunda tecnologia de enriquecimento desenvolvida até aquela época pela Alemanha. transferência dessa segunda tecnologia de enriquecimento desenvolvida até aquela época pela Alemanha.” Explica o pesquisador

Entre os assuntos abordados foi posto em questão as aplicações da energia nuclear na medicina como em tratamentos de câncer, por exemplo, na biologia, na agronomia e etc. A questão de Chernobyl e também de Fukushima. O uso das energias renováveis e suas viabilidades e custos ao redor do mundo. Um ponto em comum tanto para o físico quanto para o ambientalista é o problema do descarte do lixo radioativo.
Veja trecho do programa produzido pelos alunos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?