segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Grãos mal conservados podem ser prejudiciais à saúde

Importantes produtos da economia brasileira são objetos de estudos de jovem pesquisador

Ernandes Alencar fala sobre as pesquisas em grãos
O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo. Sendo o segundo que mais produz soja, perdendo apenas para os Estados Unidos, e o oitavo maior produtor de amendoim de todo planeta terra. Mas ser uma potência no mercado dos grãos mundiais, não garante ao país uma excelência em conservação de produtos de origem vegetal.

Para qualificar o armazenamento de grãos no Brasil, que o Pesquisador Ernandes Rodrigues de Alencar decidiu dedicar sua pesquisa de mestrado e seu doutorado aos produtores de alimentos de origem vegetal. “O Brasil produz uma quantidade significativa de grãos, porém, as condições de armazenamento do país favorecem uma série de alterações que prejudicam a qualidade do produto,” explica o pesquisador formado em engenharia agrícola e ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (MG).

A base dos estudos de Ernandes se deu durante os seis meses que separam a colheita do alimento, de seu processamento. Durante esse período, a maneira como o grão será armazenado pode ser definitiva para que não aconteça a perda de qualidade na hora em que ele chegará ao consumidor. “Com o passar desse período, o grão pode sofrer algumas alterações que podem contaminar o produto e fazer a indústria perder alimentos em decorrência do armazenamento inadequado,” garante Ernandes.

A prática desse estudo na soja, durante seu mestrado, rendeu ao pesquisador o prêmio de melhor dissertação sobre Tecnologia Pós-colheita em 2007, dado pela Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola.

Durante seu doutorado, Ernandes intensificou seus estudos no amendoim, produto que está sempre sendo ingerido pelos brasileiros. De acordo com suas pesquisas, foi detectado que a má armazenagem desse produto não só causa náusea e diarreia, mas que pode levar a um câncer no fígado.

Pesquisador fala sobre suas pesquisas a Universitários
Para evitar esse tipo de doença aos brasileiros, o pesquisador revelou aos produtores que a conservação por meio de gás ozônio, acabará com os fungos presentes nos alimentos e garantirá qualidade ao petisco. “Não é especificamente o amendoim, mas as más condições de armazenagem podem gerar substâncias maléficas que provocaram um mal estar e até uma doença mais crave,” conclui Ernandes.

O pesquisador ainda explicou que as pesquisas ainda estão em fase de experimentos e que podem sofrer alterações durante as fases de conclusão.


Marco Antonio Veloso
Jornalismo
6º semestre / Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?