quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PESQUISADOR REVELA QUE AMENDOIM FAZ MAL À SAÚDE

Fungo encontrado nos grãos produz toxina que pode gerar câncer.

>> Por Ernandes Almeida
      6º Semestre - Noturno

Quem nunca ouviu a expressão ‘coloque o amendoim no buraco do amendoim’? Pois é, a frase que é usada para nos divertir no seriado ‘Eu a patroa e as crianças’ passou a ter uma visão mais crítica depois do descobrimento de que essa semente comestível pode matar. 

Mas calma, não precisa se desesperar ou, muito menos deixar de comer amendoim. O grão foi objeto de estudo do Professor e Doutor da Faculdade de Agronomia e Medicina da UnB (FAV), Ernandes Alencar.

Ao palestrar na Faculdade Anhanguera de Brasília na última quarta-feira (5), o pesquisador Ernandes Alencar disse que o estudo é importante, porque se trata de um produto de fácil acesso e também “existe uma grande probabilidade do grão fazer uma pessoa passar mal por conta da substância aflatoxina”.

Mas o que é isso? Esse é exatamente o problema. Muitas pessoas não sabem do perigo, ou ainda da existência dela.  A aflatoxina é gerada por fungos que crescem em certas rações e alimentos em condições favoráveis de temperatura e umidade. As contaminações ocorrem com maior intensidade em nozes, amendoins e outras sementes oleosas, incluído o milho e sementes de algodão. Resulta na intoxicação conhecida por Aflatoxicose que causa necrose aguda, cirrose e carcinoma de fígado em diversas espécies animais. Nenhuma espécie animal é resistente aos efeitos tóxicos da aflatoxina, assumindo-se que humanos possam ser igualmente afetados. 

“Ingerir essa substância constantemente é possível obter câncer de fígado”, alertou o doutor. O câncer de fígado é o oitavo mais comum no mundo e entre os 10 que resultam em incidentes no Brasil. Dados tão úteis deixaram o cientista intrigado, que durante seu doutorado descobriu uma solução. Ele usou o gás de ozônio no processo de fumigação do amendoim, e sua eficiência como agente fungicida e desintoxicante de aflatoxinas.

Como assim? Ele simplesmente conseguiu controlar com o ozônio 99,99% o fungo, e cerca de 30% da toxina. Achou pouco? O cientista advertiu que o país não tem outra pesquisa de ozonização do amendoim como a dele, por isso, “como trabalho inicial é importante para sociedade” defendeu.

Ele explicou ainda que, em outros países já foram feitos os mesmos estudos científicos, mas cada país deve fazer a pesquisa de forma individual. Pois o sucesso no resultado depende do solo, plantio e clima de cada região.

Apesar dos resultados o cientista não deixou de comer amendoim, reduziu consideravelmente a quantidade. Alertou sobre a importância do tipo de armazenamento, e também pediu aos consumidores que fiquem atentos ao selo de qualidade, e passem a comprar o produto somente com essa certificação.

39 comentários:

  1. Essa é a primeira matéria que eu escrevo que de fato fico feliz com o resultado. Obrigado professora Mariela pela oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Aprecio o artigo já que falta muito estudo sobre produtos comestíveis.
      Não se trata de deixar de comer mas como em tudo, a higiene é importante.
      A minha questão vai no sentido de saber se a casca de amendoim torrado pode ou não ser comida por humanos.
      Costumo comer ao pequeno almoço três amendoins torrados que, triturados num pequeno moinho de café, se transforma em uma espécie de farelo. Sinto-me bem, noto menos cansaço cerebral.
      Gostaria de saber se isto pode ser comprovado ou se pelo contrário, tem algum risco para o organismo.
      Cumprimentos,
      Noé

      Excluir
  2. Que bom que gostou!
    Jornalismo científico vale a pena, tudo depende da criatividade e empenho do repórter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o amendoim japones tem alguma diferença ou e tudo igual faz mal do mesmo jeito!!!!!!

      Excluir
    2. De acordo com o pesquisador sim. Faz mal. Mas o ideal aos consumidores é que fiquem atentos ao selo de qualidade, e passem a comprar o produto somente com certificação.

      Excluir
  3. Nossa obrigado por ter me elertado viu ......vou até parar de comer amendoim acabei de comer kkkkkkkkkk mais agora vou parar valeu !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa..... Acabei de comer amendoim cru agora mesmo!... apartir de hoje chega de comer amendoim!!!! Deus me livre!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Não vai comer mais amendoim, mas vai continuar a comer arroz e carne.
      kkkkkkkkk
      Vai a ferrar de qualquer forma. Não tem fungos mas tem veneno.

      Excluir
    3. Não vai comer mais amendoim, mas vai continuar a comer arroz e carne.
      kkkkkkkkk
      Vai a ferrar de qualquer forma. Não tem fungos mas tem veneno.

      Excluir
  4. Não posso levar em consideração a opinião de um zé qualquer, "palestrante" de uma "universidadezinha" caça-níquéis.

    ResponderExcluir
  5. Na boa, esses cientistas precisam chegar em um consenso hehehe

    http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/01/comsumo-de-amendoim-em-dose-moderada-pode-ajudar-emagrecer.html

    ResponderExcluir
  6. Cancro é causado por vírus e vírus passa de pessoa a pessoa por contágio, em especial relações íntimas. É preciso ser muito "criativo" para defender que câncer pode ser causado por amendoim.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto e vou continuar a comer, pois também existem muitos benefícios, no seu consumo, para a saúde. Só que, a partir deste momento, irei ter atenção ao selo de qualidade.
    Agradeço, portanto, ao professor Ernandes o alerta.

    ResponderExcluir
  8. Agradeço o alerta ao professor Ernandes.
    Vou procurar estar mais atenta, a partir deste momento, ao selo de qualidade, mas pelos seus muitos benefícios para a saúde, irei continuar a consumir e até porque também gosto.

    ResponderExcluir
  9. MESMO OS GRÃOS SENDO TORRADOS, AINDA HÁ ESTE RISCO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, após o processo de torra não há mais perigo.

      Excluir
    2. Se torrar o amendoim estou livre das toxinas (aflatoxinas) produzidas por fungos? Resposta: Não. Fonte: http://falandodesaudeebeleza.blogspot.com.br/2009/09/aflatoxinas-e-temperatura.html

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Na boa esse é o único artigo no Google inteiro que diz que o amendoim faz mal é esse...quer dizer que os outros 1 milhões se artigos estão errados ? Tenha santa paciência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Alecio concordo c o que diz. Mas devemos aceitar também q nem sempre a maioria esta certa. Nao é o caso aqui pq amendoim tem vários benefícios a saúde porém tem seus pontos negativos também.... Vou fazer uma brincadeira. TIPO O AR NAO FAZ MAL ELE NOS DA VIDA CERTO? O QUE ACHA DE RESPIRAR AQUELE AR GOSTOSO C A CABEÇA PARA FORA DO AVIAO? ATE AR, AGUA EM EXCESSO NOS PREJUDICA. SE QUISER DEPOIS PERGUNTA AQUI Q BOTO UM EXEMPLO DE AGUA EM EXCESSO QUE FAZ MAL...RS. ABRAÇO A TODOS

      Excluir
    2. Verdade. Tudo que excede nada não faz bem! Eu adoro amendoim!

      Excluir
  12. Alecio, todos os outros artigos falam sobre essa toxina do amendoim, apesar de tudo. Você que apenas lê o título. Se você lesse esta matéria também iria perceber que o título é só pra atrair mais atenção, afinal, não é todo amendoim que contém aflo.

    ResponderExcluir
  13. Olá a todos. GENTE VAMOS PARAR DE BEBER, FUMAR, RESPIRAR O AR IMPURO DE NOSSAS CIDADES... COMER O CACHORRO QUENTE ""PODRÃO"" DA ESQUINA ENTRE MILHÕES DE OUTRAS COISAS....AAAAA TODO MUNDO NAO FAZ NADA DO QUE COLOQUEI ACIMA? QUE BOM ENTAO O AMENDOIN NAO SERA NADA MAL....KKKK O SER JA TIROU AS IMPUREZAS DO CORPO DEIXANDO O Q REALMENTE FAZ MAL. AMENDOIN É PRA LEMBRAR DOS VELHOS TEMPOS QUE NOS ALIMENTAVAMOS MAL....RS, MAS ""COMA COM MODERAÇAO"" BRINCADEIRAS a parte muito bom tudo que foi falado e estudado, claro q nao deixarei de comer mas suas explicações nos ajudam a ter u. Cuidado maior. Exemplo. Compro saco de amendoins c 30 unidades em lojas de doces... Blz. Uma vez meu filho me encarnou pois pegou um saquinho e tava vencido a mais de 40 dias. Logo mostra q nao estava bom para a saúde e a colocava em risco.... Mas tava fresquinho rs. Voltei a loja para brigar c vendedor cheguei enfezado e saí com mais 30 sacos. Kkkk brincadeira so peguei meu dinheiro de volta depois de ter comido uns 10 que percebi q estava vencido .... O brasileiro!! Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  14. minha vó sempre comeu muito amendoim durante a vida toda... hoje tem 84 anos e continua comendo... sendo assim, continuarei comendo amendoim para viver até, pelo menos, os 65 anos!

    ResponderExcluir
  15. Acho q tenho alguma coisa, como amendoim e passo mal, tenho vômito e uma dor no estômago q vai até as costas. Estou sentindo isso agora, sensação dá morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Toda vez que como amendoim, meu estômago incha, dói, enjôo e as vezes vômito.
      Pior é que eu adoro. Sempre tenho em casa e pra mim é um vício sentar p ver um filme com um pote de amendoim do lado.
      Eu só queria uma explicação lógica para isso acontecer.
      É só com o amendoim. Porque não consigo digerir? Será alguma intolerância ou alergia, sei lá...

      Excluir
  16. Eu tbem sinto muito mal qdo como amendoim sinto dores no estômago que passa pra Costa, será que sou alérgica?

    ResponderExcluir
  17. Ainda tenho olhos para ver se os amendoins estão mofados... e ainda tenho olhos para ler artigos científicos... mas, não tenho olhos para jornalistas sensacionalistas que criam "fake news" para ganhar dinheiro.

    ResponderExcluir
  18. Que boa observação. Eu consumo e me sinto muito bem. As propriedades do amendoin são muito boas. Mas todo alimento é interessante consumir com moderação. Vou observar melhor a validade e o selo que qualidade. Obrigada Professor.

    ResponderExcluir
  19. #LENDOAMATERIACOMENDOAMENDOINNNN!!!!

    ResponderExcluir
  20. Preciso de ajuda fui infectado por essa aflatoxina do amendoim , comir amendoim vencido ! Me deu alergia no corpo todo !

    ResponderExcluir
  21. Não sei pq ,quando eu como amendoim meu nariz começa sangrar

    ResponderExcluir
  22. Ja passei muito mal comendo amendoim moido misturado a sorvete e banana. Vomitei muito, tive febre, dor nos órgãos, varios dias para recuperar. O amendoim moido foi comprado num supermercadinho pequeno de bairro, num galpão c/ tenhas metálicas e ficava um calorão de 40º lá dentro. Os pacotes da prateleira até tinham poeira acumulada. Tudo se encaixa.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde
    COmo é feita a aplicação do ozonio. O amendoim é colocado na água com ar ozonizado borbulhando, em ambiente fechado?
    agradeço

    ResponderExcluir

Diz aí, o que achou deste texto?