domingo, 16 de outubro de 2011

Amendoins contaminados podem prejudicar nossa saúde


O consumo exagerado pode trazer complicações


Depois do arroz e do feijão, o amendoim é um dos grãos mais consumidos pelos brasileiros. O grão tem sabor bastante agradável e pode ser consumido cru ou em aperitivos como salgados, com coberturas doces e salgadas, além de coberturas em sorvetes. Mas o consumo do grão contaminado pode levar a sérios problemas de saúde.

Professor e pesquisador da UNB, Ernandes Rodrigues é doutor em engenharia agrícola e já publicou vários artigos sobre o tema ele fala como esses fungos surgem e agem no organismo humano e esclarece algumas duvidas sobre a contaminação dos amendoins. O professor diz que o armazenamento inadequado dos grãos podem causar um fungo chamado Aflatoxina, que se reproduz em locais abafados e úmidos. Esse fungo no organismo humano ocasiona mal estar, diarréia, febre e a longo prazo até câncer no fígado.

Ernandes ainda ressalta que além da armazenagem correta desses grãos os agricultores devem aplicar nas plantas gás ozônio para que os fungos não sobrevivam, além de armazenar em local seco e arejado. Cuidados simples que fazem diferença na saúde do consumidor.

“Mesmo consumindo o alimento contaminado não há perigo imediato a saúde, salvo se consumido em excesso”. Explica o Ernandes.

As pesquisas iniciadas pelo professor ainda são experimentais, dessa forma ainda não foram testados em grande quantidade com o gás ozônio.

Por: Adriana Keyla

Noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?