segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A importância de armazenar bem o amendoim




Rubens Souto

Os alunos da faculdade Anhanguera de Brasília receberam o pesquisador Ernandes Rodrigues de Alencar na quinta-feira (5), que falou sobre sua trajetória como cientista. Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, Ernandes Rodrigues apresentou os resultados de sua última pesquisa, que mostra a importância de armazenar corretamente os grãos alimentícios.

Segundo o pesquisador, o Brasil como grande produtor de grãos, deve-se atentar para a forma adequada de armazenamento, pois “as atuais condições favorece uma serie de alterações que prejudicam a qualidade dos alimentos”, afirma. Ernandes recebeu o prêmio de melhor dissertação de engenharia de alimentos em  2007, concendi pela Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola.

Tendo como objeto de estudo em seu doutorado o amendoim, Ernandes Rodrigues alerta para os perigos do mau armazenamento deste grão. Se estocado de forma inadequada, pode ocasionar a proliferação de aflatoxina, uma substância que ingerida em altas concentrações causa graves danos ao fígado, como necrose, cirrose hepática, carcinoma ou edema. Ainda no doutorado, o pesquisador desenvolveu uma técnica para reduzir a concentrarão de aflatoxina no amendoim, que consiste na aplicação de ozônio.
 
Para proteger a saúde, o pesquisador recomenda que, ao comprar amendoim, o consumidor deve checar sempre se o produto possui o selo de qualidade conferido pela  associação que certifica da qualidade do grão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?