domingo, 2 de outubro de 2011

Um congresso em busca do conhecimento


Pesquisadores divulgam seus estudos no Congresso de Iniciação Científica realizado na UNB.

Por Stephanie Araújo e Tatyane Rabêlo
6º semestre - Jornalismo Científico
Jovens cientistas de Instituições de Ensino, como a UnB, Universidade Católica, UniCEUB reuniram-se no dia 15 de setembro para a realização do 8º Congresso de Iniciação Científica do DF e XVII Congresso de Iniciação Científica da UNB.

Alunos e professores divulgaram novos projetos e pesquisas. Na busca da produção do conhecimento esses estudos representam a chave para os futuros e jovens pesquisadores.



Um projeto bastante curioso foi realizado por Francisco Edson Bezerra Neto, 28 anos. Um aluno de Iniciação Científica que teve como colaboradores o Instituto de Geociências da UNB e o trabalho de outros pesquisadores. Na pesquisa foi analisado cerca de 56 diamantes minerais localizados entre as bacias de Bauru e Parecis que recobrem o Paraguai. "O diamante é formado no manto sob a temperatura média de 1200ºC e 160 km de profundidade. Sua raridade, beleza e brilho, assim como suas condições especiais de formação sempre conferiram ao diamante um elevado status dentro da categoria de pedras preciosas, apenas cerca de 20% dos mesmos são utilizados na confecção de jóias devido ao seu tamanho reduzido", disse animado ao ler a pesquisa.

Francisco explicou, ainda, o porquê de, apenas, 20% de todo diamante encontrado ser utilizado para confecção de jóias. "A medida que o diamante é transportado pelos rios, ele sofre um grande atrito com as pedras ocasionando assim na quebra dos cristais. Analisamos os diamantes de acordo com as suas feições ou características e constatou-se que a partir disso é possível caracterizar os diamantes do Mato Grosso e possivelmente descobrir, onde está a sua fonte primária".

O diamante não é, apenas, caro por ser uma das pedras mais preciosas do mundo. Nas altas temperaturas do manto terrestre em que são formados, suas características físico-químicas lhe proporcionam uma dureza extremamente elevada (10 na escala de Mohs), sendo usado até mesmo para a indústria como um abrasivo de alta qualidade, tanto em equipamentos de corte como polimento e perfuração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?