segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pesquisa e ciência: trabalho de uma vida

Em entrevista coletiva a alunos da Faculdade Anhanguera de Brasília, pesquisador conta alguns pontos da vida e dos trabalhos de um cientista.

Em busca de estreitar as relações com os profissionais da ciência, e entender um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido por esses profissionais, alunos de jornalismo da Faculdade Anhanguera de Brasília participaram de uma entrevista coletiva com o pesquisador Ernandes Rodrigues Alencar, formado, com doutorado e mestrado na área de Engenharia Agrícola.

A coletiva aconteceu no ultimo mês, na sede da faculdade em Taguatinga Sul, e no bate papo os alunos tiveram a oportunidade de trocar experiência e aprofundar seu conhecimento na área profissional da ciência.

Alencar falou sobre seu trabalho com pesquisa durante seus dez anos de graduação (realizada em menor tempo que a média que é de quatorze anos), voltado para o armazenamento de grãos, mais especificamente a soja e o amendoim, e dentro desse universo os fungos e bactérias que podem prejudicar o ser humano durante o consumo desses produtos.

Ao se lembrar de sua graduação Ernandes deixou uma dica: “é importante ter foco. No meu caso eu sempre trabalhei com pesquisa desde o meu primeiro estágio, sabia que era com isso que queria trabalhar e nunca mais parei.”

Além, de suas pesquisas o Ernandes contou um pouco do profissionalismo de um cientista, e durante uma brincadeira expressou um medo: “Será que eles vão distorcer e passar a informação errada?” falou, se referindo aos jornalistas presentes na sala, e relacionando ao medo de que as informações de uma pesquisa possam ser passadas de forma errada.

Hoje com 31 anos e professor da Universidade de Brasília, Alencar mostra como um bom profissional de ciência deve se manter no mercado, e durante a entrevista deu algumas dicas importantes para quem também quer seguir essa profissão: “Primeiro devem estar credenciado na pró-reitoria de pesquisa e pós graduação (PPG) de sua universidade. É importante sempre manter a ética na pesquisa, manter o seu currículo Lattes atualizado, e sempre produzir artigos. Ninguém vai se interessar por um pesquisador desatualizado.”

Finalizando o encontro o professor alertou a alguns pontos importantes, como a publicação de artigos em outras línguas, que podem aumentar as citações e publicações em revistas e o polêmico plágio, que pode acabar com uma carreira.

Foto: Fernando Pinto

Jefferson Guimarães - 0991023853
Jornalimo 6º Semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?