quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Jornalista X Cientistas

Para uma boa relação entre jornalistas e cientistas verificamos alguns pontos:
É necessário dominar o assunto da pesquisa e também o curriculo do pesquisador, pois isso dá segurança ao jornalista, passa credibilidade ao entrevistado e evita constrangimentos do tipo: já leu meu arigo? você sabe quem eu sou?

Outro ponto importante é desde a elaboração da pauta o jornalista já tenha em mente outras opções de fonte, caso a primeira fonte seja um cientista "torre de marfim" é sempre bom ter outras alternativas, quem sabe em uma delas encontramos um "bom samaritano".

Para o enrequecimento da matéria é sempre bom consultar os outros lados que podem ser obtidos com o próprio pesquisador na entrevista, mantendo a isenção da matéria para que não se torne um release. A consulta a ONG's do governo e até mesmo a população contribuem para a a imparcialidade.

É importagem também saber cativar a fonte, para ter a possibilidade de usá-la posteriormente e mostrar para o pesquisador a importância da divulgação de pesquisas científicas.

Mesmo enfrentando dificuldades ou barreiras o importante é nunca desistir, pois a informação é essencial para a sociedade.


Reportagem:

Angélyca Miranda

Thamis Cristina

Wéllida Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?