sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Racismo no Meio Acadêmico

Vivemos em uma sociedade que ainda é constante a prática do racismo, tanto étnico, sexual ou racial. O preconceito é intolerável tanto do ponto de vista jurídico quanto moral, mas é comum se deparar com atitudes racistas todos os dias.

Esse foi o objeto de estudo do pesquisador, Daniel de Jesus Costa, pesquisador da Universidade de Brasília. Em estudo intitulado “Da Performance Negra aos Processos Pedagógicos”.

De acordo com Daniel, os estudos têm como efeito mostrar o corpo negro em cena, para valorizar os processos de aprendizado. “Assumi esta postura de combate ao racismo e de qualquer outra forma de intolerância correlata, a partir do momento em que eu entrei na Universidade de Brasília. O racismo é cruel”, relata Daniel Costa.

O resgate as tradições negras, a valorização da cor da pele e o orgulho da raça, formam alguns dos temas abordados na pesquisa de Daniel. Em sua pesquisa, um fato relevante é o fato do racismo, estar presente até no meio acadêmico, tanto por parte dos alunos quanto por parte de professores, talvez pela falta de um debate amplo sobre o assunto, “eu entrei na UNB pelo sistema de cotas, por isso me interessei por estudar a estética negra, por que senti esse preconceito na pele, por isso parti de minha experiência pessoal até a visibilidade e a valorização da cena negra”.

“Isso é fato, acontece em muitos lugares não só, em universidades públicas. Eu estudo em uma faculdade particular, mas já senti esse preconceito vindo da parte dos alunos, os professores não, eles tratam todos igualmente, mas alguns alunos parecem insistir nessa forma imbecil de classificar as pessoas” protesta Ana Maria Oliveira, estudante de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Brasília.

Ainda segundo o pesquisador que é graduado em Artes Cênicas, esse preconceito é acentuado, nas profissões artísticas, pois a grande parte dos atores e pessoas do meio são brancas, ou pardas, mas essa realidade está mudando, “estou ciente que as discussões de igualdade racial terão resistências, mas a vida da população negra é lutar diariamente, é matar vários leões por dia e é este um processo que esperamos que seja a curto prazo”, completa Daniel.

Andressa Dafini
Márcia Caldeira
William Nascimento
Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?