quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Efeitos fungicida e detoxificante de aflatoxinas.



Efeito fungicida e detoxificante de aflatoxinas.

Na ultima quarta-feira (5) a Faculdade Anhaguera, com o convite da professora Mariella Silva, foi dada uma entrevista coletiva aos alunos de Comunicação Social, ministrada pelo pesquisador Ernandes Rodrigues de Alencar, com graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa.

O pesquisador mostrou um pouco da sua vida acadêmica e cientifica, mostrando aos participantes a importância que se deve ter diante do consumo de amendoins. Já que as contaminações ocorrem com maior intensidade em nozes, amendoins e outras sementes oleosas incluídas o milho e sementes de algodão, causando necrose aguda, cirrose e carcinoma de fígado em diversas espécies animais.

Nenhuma espécie de animal é resistente aos efeitos tóxicos da aflatoxina, assumindo-se que humanos possam ser igualmente afetados.

Os grãos de amendoim com teor de água de aproximadamente 9,0%, expostos ao gás ozônio para avaliação do efeito fungicida e da capacidade detoxificante desse gás sobre aflatoxinas.

Para o Drº Ernandes Rodrigues, a importância para um jovem pesquisador, é estar credenciado no PPG, publicar, submeter projetos de pesquisas a órgãos de fomento. Com dez anos de carreia, e aproximadamente 18 artigos, e um publicado.



Fabiane Rodrigues

Noturno/5º semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?