segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Jovem pesquisador fala sobre sua profissão

Em uma palestra realizada na faculdade Anhanguera, o pesquisador Ernandes Almeida falou sobre sua carreira, como é a profissão de pesquisador.

Ele enfatiza que antes do jornalista, fazer uma matéria com o pesquisador ele deve conhecer um pouco do assunto, do conteúdo a ser abordado, não por que o jornalista tem que saber de tudo, mas pelo fato, de não distorcer o assunto, como ele fala que acha interessante, e destaca, que jornalistas ás vezes distorce o que o pesquisador quis dizer, pelo fato de não saber interpretar o que ele quis abordar.

Ernandes destaca também, que um cientista não se descobre, da noite para o dia, ele mesmo, estudou 10 anos na Universidade Federal de Viçosa- MG. Onde conta que teve a oportunidade de estudar lá e fazer seu doutorado e mestrado, os 19 períodos que ele estudou, ele se dedicou a pesquisa, por isso diz, que o pesquisador não nasce da noite para o dia. É um passo a passo, anos de pesquisa.

Ele fala que grande parte do seu trabalho ele trabalhou com grãos, o armazenamento desses grãos, e que esse mau armazenamento pode prejudicar a saúde.

No mercado, ele trabalhou com soja, e segundo ele, diz que a soja é muito importante para o Brasil. Em 1999 o principal grão mais cultivado do Brasil era o milho, hoje é a soja. Não é o maior produtor mundial, mas é um dos maiores produtores. O Brasil produz muito sim, mas tem uma questão de qualidade, a questão do armazenamento, são 6 meses da colheita, e depois é feito a armazenamento, até a extração do óleo, se isso não é feito do jeito correto, para a indústria vai estar perdendo.

O destaque do pesquisador, que chamou atenção dos estudantes foi o grão que ele estudou no seu doutorado que foi o amendoim. O amendoim se mal armazenado, pode fazer com que algumas pessoas passem mal depois de consumido, isso é a causa do mau armazenamento, assim como qualquer grão.

A técnica estudada pelo pesquisador foi fazer com que algumas substâncias reduzissem as toxinas nesses grãos, que fazem com que as pessoas passem mal e também para um controle biológico.

No final da palestra, ele indica que as faculdades, que todos os alunos, façam pesquisa, independente do curso, que já entre no mestrado, no doutorado, fazendo pesquisa. Pois é muito importante, é essencial que o aluno saiba fazer um projeto de pesquisa.

Renata Santos . RA:0946452286.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?