segunda-feira, 31 de outubro de 2011


Palestra com  o  Pesquisador  Científico  da 
Universidade de Brasília

       Uma palestra foi realizada no dia seis de outubro a partir das 20hs na FaculdadeJK -Anhanguera de Brasília com o pesquisador   Hernandes  Rodrigues de Alencar.   O palestrante é estudante e pesquisadorcientífico  da  Universidade de Brasília. Ele já escreveu sete artigos recente no decorrer da sua carreira acadêmico.   Ernandes  desenvolve  pesquisas na área de alimentos, e é doutorado em Engenharia Agrícola.
       A palestra teve como objetivo mostrar aos estudantes de jornalismo científico o conhecimento de como é feito todo o processo científico na área de pesquisas. Segundo o pesquisador, Ernandes Rodrigues, de todos os trabalhos desenvolvidos por ele, o mais importante foi  a descoberta da eliminação das afla toxinas nas sementes.
       Os trabalhos desenvolvidos pelo pesquisador tem como grupo-alvo  que é  o consumidor, pois a linha mestra é oferecer um produto final de melhor qualidade. Os resultados são destinados a várias comunidades a técnica,  sionistas e consultores, que divulgam no meio rural e agroindustrial,  a científica, formada por pesquisadores e professores, que divulgam através de periódicos e Conferências de Pós-Colheita  e representantes do setor de armazenamento e processamento de Grãos. Conhecendo o potencial de cada membro do grupo, o líder tem mantido duas linhas de trabalho.
       A primeira, tem como principal objetivo encontrar novas alternativas para o controle de pragas de grãos armazenados e quais os fatores que influenciam nas práticas de controle atualmente utilizadas. Nesta linha participam os membros cuja formação está diretamente relacionada ao tema, especialista em análise econômica, tendo em vista a necessidade de se viabilizar economicamente as novas alternativas de controle de pragas, especialista em química, tendo em vista a avalição dos resíduos de pesticidas por cromatografia, especialista em processamento de cereais.
       A segunda linha de trabalho tem procurado resposta para os fatores que influenciam em uma maior ou menor infestação dos grãos armazenados pelos insetos-praga. Segundo o pesquisador, ele  foi  o  primeiro  a estudar  o  gás   ozônio  no  amendoim, o foco disso está  em alimento vegetais. “ No amendoim o gás ozônio  controlem o pingo  99,9%, as afla toxinas  foram  controladas  em  30%”, relata o pesquisador. Segundo o pesquisador,  o amendoim contaminado pode causar câncer de fígado, no entanto, para desintoxicar, é utilizado o gás ozônio no processo  de pigmentação  do  amendoim.
       Além da palestra discutida, Ernandes  destacou a importância pra ser um bom pesquisador científico, entre elas estão as características: Está credenciada no   Programa de Pós Graduação – (PPG), orientar estudantes de mestrados e doutorado, atualizar  o currículo, submeter projetos de pesquisa a órgãos  de fornecimento público, qualidade , quantidade – impacto  nos PPG’s e atuar com ética.


Aluno:Geziel Gonçalves de Sousa
RA:0990000134

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?