terça-feira, 25 de outubro de 2011

AMENDOIM E SEUS RISCOS A SAÚDE

Foto divulgação/ Internet



A iniciação científica chegou cedo para o pesquisador Ernandes Alencar de 31 anos, que se formou na área de engenharia agrícola. Demonstrou seu potencial na ciência, ao fazer mestrado e ser tornar doutor na área de produtos agrícolas, tudo isso em um tempo curto de 10 anos de estudos.

Ele fez uma ampla pesquisa para seu doutorado sobre uma substância tóxica, chamada Aflatoxina, presente no amendoim. Segundo ele essa toxina “pode causar náuseas, dores de cabeça e até câncer no fígado.” Ernandes avaliou os riscos de contaminação que há nesta substância, se ingerida diariamente. O pesquisador também observou que torrar o amendoim não reduz a incidência do fungo. Ele ainda declarou que os grãos são guardados de forma errada, expostos em altas temperaturas e o elevado teor de água. Aumentam a produção de fungos e leva a pessoa a se contaminar.
Sendo assim existe uma alteração na composição nutritiva deste grão. Somente usando o gás de ozônio, é capaz de eliminar os fungos com maior facilidade. Na hora de comprar o amendoim fique atento na embalagem, pois em algumas marcas existem um selo de qualidade, que não causa riscos a saúde.

Flavia Ferrer
Jornalismo Matutino 6° semestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?