terça-feira, 18 de outubro de 2011

Coletiva com Ernandes Rodrigues de Alencar


Destaque para estudo de toxina potente no amendoim

No dia 05 de outubro, os alunos do 5º e 6º semestre do curso de jornalismo da Faculdade Anhanguera de Brasília, fizeram uma entrevista coletiva com o professor e pesquisador da Unb, Dr. Ernandes Rodrigues de Alencar.

No decorrer da entrevista o pesquisador falou de sua trajetória acadêmica destacando os estudos da sua tese de mestrado sobre a aflatoxina, uma toxina proveniente de um fungo encontrado no amendoim tóxico ao homem e animais. Se ingerida em altas doses a aflatoxina pode desenvolver câncer de fígado.

Ernandes explicou como podemos eliminar a aflatoxina do amendoim ou reduzi-la a níveis seguros para a ingestão dos grãos. Trata-se do processo de ozonização onde o amendoim é exposto ao gás ozônio.

Formado em engenharia agrícola e ambiental pela Universidade Federal de Viçosa, o Doutor Ernandes se destaca pelo seu esforço e empenho nas pesquisas voltadas para a engenharia agrícola. Em dez anos de carreira acadêmica já publicou 18 artigos científicos e ressaltou durante a coletiva que um cientista deve sempre pesquisar, publicar e divulgar seu trabalho, mas salientou que “nem todos querem se desdobrar e perder o fim de semana para pesquisar, gastar tempo escrevendo e orientando” por isso poucos se destacam no meio científico.

Por: Adriana Lunara

Jornalismo Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?