segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pesquisa aponta riscos na má conservação do amendoim


Em entrevista concedida à alunos da Faculdade Anhanguera de Brasília o pesquisador Ernandes Rodrigues de Alencar explicou os riscos que a má conservação do amendoim pode fazer a saúde. Ernandes explicou que substâncias como a aflotoxina, produzidas por fungos que estão presentes na natureza e em muitos alimentos, como nozes e milho, e podem ser consumidas em quantidades pequenas, mas que em grandes quantidades pode ser perigosa e potencialmente cancerígena.

Em alguns casos a substância quando acumulada no organismo e, quando consumida em doses elevadas, pode causar sérios danos à saúde, como cirrose, hepatite B e hemorragia nos rins. Na gravidez, a aflatoxina pode causar até mutações no feto.

Durante sua pesquisa Ernandes observou que quando armazenado em lugares úmidos e sem ventilação as chances de proliferação e manifestação do fungo que produz a toxina são maiores. O pesquisador apontou a importância dos fabricantes e distribuidores do produto prestarem atenção nas condições físicas das embalagens para que os consumidores não corram riscos.

Por Meiriane Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?