sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Discutindo sobre Ciência no Jornalismo

A relação dos jornalistas com os cientistas

A principal função do jornalista é comunicar e disponibilizar a informação de uma forma mais fácil para a população. Contudo, nem sempre consegue-se informações e fontes para avaliar o trabalho do jornalista. Um exemplo disso, encontramos no jornalismo científico.

No Brasil, essa área não é tão valorizada como deveria. Existe uma grande dificuldade em obter contato com pesquisadores. A linguagem científica, muitas vezes, é voltada para os que se interessam a respeito do assunto.

A pesquisa científica é muito importante para a sociedade. Reportagens sobre política, assassinatos ou até mesmo, notícias internacionais que, nem sempre, são de interesse público são mais enfatizadas. Agora, matérias sobre a cura do câncer, por exemplo, aparecem em uma pequena nota. Isso pode dificultar o grau de interesse do público e causar danos graças à falta de informação.

Na relação entre cientista e jornalista deve-se haver um certo equilíbrio para que os dois juntos possam comunicar à sociedade qual o presente e o futuro de sua pesquisa e qual o significado dela.

É preciso mostrar os benefícios que a descoberta irá trazer para a sociedade: consequências, objetivos, interesses. Nada melhor do que o jornalista para cobrir informações como essas, mostrando o real motivo de se divulgar ciência.

Por Stephanie Araújo,
Luciana Pains,
João Paulo,
Yasmine Farias.

Jornalismo 6º Semestre Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?