quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Os malefícios do amendoim contaminado

O uso contínuo desse alimento estragado pode causar reações adversas, inclusive o câncer de fígado


Pesquisador Ernandes Alencar durante coletiva
O amendoim é um alimento importante para a qualidade de vida das pessoas, pois ele possui proteínas que são imprescindíveis para a saúde do corpo. Entretanto, o armazenamento inadequado desse alimento altera a composição do produto, e pode gerar graves problemas de saúde, desde uma diarreia, a casos mais graves como o câncer de fígado, caso se ingira com muita frequência o alimento contaminado.


Para o professor de nutrição que tem doutorado na área de contaminação de alimentos, Ancelmo Resende, 44 anos, o amendoim possui fibras e vitaminas que são importantes para o funcionamento adequado do organismo. Segundo Ancelmo, os principais sintomas por quem ingere amendoim contaminado são: dores de cabeça, febre e náuseas. Para ele o problema do amendoim contaminado vem desde a plantação, pois o fungo Aflatoxina surge em locais úmidos e abafados. O fungo surge quando o alimento é cultivado sem um cuidado especial.


A falta de pesquisas relacionadas ao armazenamento adequado do amendoim, como fator que pode gerar problemas de saúde, levou o engenheiro agrícola e ambiental e pesquisador em melhoramento de grãos, Ernandes Alencar, 31 anos, a fazer seu doutorado nessa área específica. A proposta do cientista foi descobrir como os fungos surgem e agem sobre o amendoim, buscando alternativas para o armazenamento adequado desses grãos. Segundo Ernandes o principal objetivo do estudo é melhorar a qualidade de vida da população, por meio do cuidado com os grãos após a colheita, guardando-os em locais adequados.


O cientista fez estudos em laboratório com alguns grãos de amendoim, que revelaram que o fungo produz uma toxina chamada Aflatoxina, que não é visível a olho nu. Segundo o pesquisador para inibir o aparecimento desse fungo são aplicados nos amendoins o gás ozônio que faz com que os fungos não se manifestem. Vale ressaltar que o armazenamento inadequado do amendoim gera o aparecimento da toxina, que causa sérios problemas no fígado e em todo o sistema hepático.


Para o Ernandes uma das grandes dificuldades do Brasil em relação à produção de grãos está no armazenamento dos mesmos. Pois o Brasil, que é um grande produtor de amendoins e outros alimentos, precisa guardar de forma correta essas comidas para que elas sejam de qualidade, e o não causem danos a saúde.


Vale ressaltar que a forma correta de armazenamento desses grãos é coloca-los em locais secos e arejados, longe da umidade e em baixa temperatura, deve-se aplicar corretamente fungicidas durante a plantação, para que assim os fungos não se manifestem. É importante dizer que os estudos realizados por Ernandes com o gás ozônio, são ainda experimentais, e portanto, não foram testados para produção em grande escala.


Reportagem: Wéllida Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?