segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Problemas na armazenagem de grãos podem causar câncer




O amendoim é um dos grãos que podem conter fungos causadores do câncer de fígado

Vaneska Freire Jornalismo Noturno

O amendoim é um grão muito consumido no Brasil, ele pode ser encontrado in natura – torrados ou crus, com ou sem casca – ou como manteiga e doces. Porém o caminho entre a colheita à nossa mesa é grande. Durante esse período os grão devem ser bem armazenados, para evitar a contaminação por fungos e bactérias. Quando contaminado o amendoim pode causar náuseas, disenteria, dores de cabeça e até câncer de fígado.

Em entrevista coletiva, o pesquisador e professor da UNB, Dr. Ernandes Alencar apresentou o seu estudo sobre a conservação dos grãos e os problemas causados pela armazenagem incorreta. O fungo tóxico Aspergillus Flavus, Aflatoxina, presente no amendoim foi o foco das pesquisas. “Os grãos armazenados de forma errada, em altas temperaturas e com alto teor de água aumenta a produção de fungos o que leva a contaminação. O consumo do grão contaminado pode levar a sérios problemas de saúde”, afirmou o pesquisador.

Após testes, o pesquisador concluiu que torrar o amendoim não diminui a incidência do fungo. Ernandes afirmou que um modo para eliminar as toxinas é utilizar gás ozônio, vaporizado sobre os grãos ele age como fungicida.

Os consumidores de amendoim não deve se apavorar, os produtos que segue as normas de conservação possuem em sua embalagem um selo que atesta a qualidade dos grãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?