segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Jovem pesquisador faz revelações sobre o consumo do amendoim

Tão comum no dia a dia da população, impossível imaginar que o consumo do amendoim poderia oferecer algum risco à saúde. Em entrevista coletiva oferecida aos alunos de jornalismo da Faculdade Anhanguera de Brasília no último dia 5, o pesquisador Ernandes Alencar explicou sua pesquisa no período do doutorado: o amendoim.

O mau processamento e armazenamento desses grãos podem acarretar na contaminação do mesmo por uma substância tóxica chamada aflatoxina. Esta, é gerada por fungos que podem surgir em condições favoráveis de temperatura e umidade. O contato dessa substância no organismo humano pode vir provocar náuseas e até câncer de fígado se consumido em excesso.

Identificando estes problemas, o pesquisador usou o gás de ozônio produzido sinteticamente. “Este gás é muito potente quando usado sobre as aflatoxinas” afirmou.

Indagado pela curiosidade dos alunos que queriam conhecer um pouco mais da vida de um cientista, Ernandes foi bem objetivo. Para ele, há muitos pesquisadores acomodados, mas dá dicas para se chegar ao sucesso. “Profissional que tem preguiça de realizar pesquisas está condenado ao fracasso. Um pesquisador precisa ter ética, não plagiar e sempre atualizar o currículo lattes”.

Ernandes Alencar é formado em Engenharia agrícola pela Universidade de Viçosa, onde concluiu o curso em quatro anos e meio. Possui mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola, totalizando, respectivamente, dois e três anos e atualmente ministra aulas de agronomia Universidade de Brasília (UnB).

Por Talita Motta

6º semestre/ Noturno

Faculdade Anhanguera de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?