sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Amendoim: Os riscos que existem por trás do sabor



Por: Daniela Guimarães

 Amendoim, um alimento geralmente bem aceito por todos, é o objeto de pesquisa de Ernandes  Rodrigues de Alencar, 31. Ele é especializado em engenharia agrícola ambiental e em entrevista coletiva na Faculdade Anhanguera de Brasília, provou o quanto a falta de informações sobre o armazenamento do alimento pode comprometer a saúde, podendo levar o consumidor a adquirir até mesmo câncer no fígado.

No dia-a-dia é possível encontrar diversos comerciantes que chegam a vender o produto em larga escala nos pontos de transporte coletivo. Muitas vezes as condições de armazenamento podem comprometer a qualidade do produto.

Para a nutricionista esportiva Luciane Felix, do Conselho Regional de Nutrição – CRN1, a exposição à luminosidade e ao ar (oxidação) já seriam aspectos prejudicais a manutenção dos benefícios.“A carga de poluentes dos transportes que trafegam muito próximos agravam este quadro, o material dos sacos que armazenam o amendoim retém umidade, o que aumenta a proliferação de bactérias e fungos. Portanto, mesmo que o comerciante e manipulador use luvas e materiais descartáveis, o que também não acontece como deveria, o alimento apresenta grandes risco de contaminação, diz.

O pesquisador Ernandes explica que as más condições de armazenamento podem provocar uma série de reações como: dores de cabeça febre, vômito e náuseas. Sintomas semelhantes aos de uma virose. No entanto podem significar a existência de um câncer no fígado.

Mas se bem conservado o amendoim também apresenta benefícios à saúde. A nutricionista Luciane aponta que além de fósforo, o amendoim é rico em gordura "boa", insaturada, se for consumido cru. Entretanto, há um número expressivo de pessoas alérgicas  a esse alimento e neste caso os riscos superam qualquer benefício.

A nutricionista complementa que foi criado em agosto de 2002 um selo de qualidade do emendoim chamado “Amendoim de Qualidade  da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB)”, este selo assegura o fortalecimento da imagem positiva do amendoim enquanto alimento e garante a fabricação segura de seus produtos derivados.

Daniela C. Araújo Guimarães
Jornalismo Noturno
6º Semestre




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?