quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A semente e o perigo

Pesquisa diz, que amendoim pode causar câncer

Estudantes recebem em sala de aula, o pesquisador Ernandes Rodrigues, atualmente pesquisador da Universidade de Brasília, formado em engenharia agrônomo, pesquisador de grãos.

O pesquisador esteve presente na Faculdade Anhanguera de Brasília no ultimo dia 5 (cinco) de novembro, os estudantes do curso de jornalismos tiveram a oportunidade e fazer um coletiva com Ernandes, onde foi tratado vários assuntos da vida profissional do pesquisador, mas embora o que mais prendeu a atenção dos alunos foi o fator o artigo produzido por Ernandes onde relata que amendoim, pode causar câncer.

Semente de espécie vegetal está cheia de mitos e verdades, afrodisíaco, cheio de vitaminas, reduzirem colesterol e dentre outros fatores positivos que são mostrados. Mas poucos são aqueles que sabem que quando contaminado, pode torna-se uma bomba a saúde.

Estudos feitos por Enardes Rodrigues, na defesa de apresentação de conclusão do seu mestrado, ele mostrou que a parti do momento em que o amendoim não mantém conservado de maneira correta ele pode sim, trazer malefícios a saúde dos consumidores

Dentre várias substancias toxicas encontradas em sementes, devido o armazenamento incorreto feito após a colheita, mostra que no caso do amendoim destaca-se a aflatoxina, bactéria que afeta o organismo das pessoas e principalmente o fígado dos animais. Após ser ingerida e absolvida pelo organismo, suas reações de infecção tardam, os sintomas demoram a apareceram, muita das vezes resulta-se em câncer.

Em pesquisas feitas, no ano anterior (2010) mostrou que o Brasil teve uma leve queda na produção da semente, levando em conta o balanço, o valor bruto da produção o amendoim teve decréscimo de 21,27%. Mas podemos constatar que no ano de 2005 o país foi um dos maiores exportadores do amendoim em casca, movimentando aproximadamente U$753 milhões dólares, tendo como principais exportadores Europa e Japão.


O pesquisador ressalta, que não somente o amendoim, mas como todas as outras sementes podem fazer mal a saúde, desde que não sejam bem tratadas desde o plantio, colheita e armazenamento.




Foto: Jéssica Oliveira


Jéssica Oliveira

RA: 0970466844 - Matutino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?