segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A ciência em uma linguagem clara


Com objetivo de trazer novos conhecimentos aos alunos do curso de jornalismo sobre pesquisa cientifica.No dia 5 de outubro de 2011 na Faculdade Jk Anhanguera de Taguatinga Sul, foi realizada uma entrevista coletiva com o Pesquisador e Engenheiro Agrônomo e Ambiental, Ernandes Rodrigues de Alencar.

A publicação de conteúdo científico em um veículo de comunicação envolve vários fatores. A relação entre cientistas e jornalistas é um dos itens mais importantes para que informação sobre ciência que chegue a um grande público de uma forma correta e linguagem clara.

Segundo Ernandes, os cientistas, às vezes recuam no momento informações, é porque temem que as informações sejam entendidas de forma errada pelos jornalistas, o que pode comprometer a imagem e a carreira de um profissional de ciência e pesquisa.
A ciência divulga seu conteúdo informativo há um publico alvo em uma linguagem complicada, difícil de ser entendido por muitos. Nesta situação o jornalista é o mediador que vai transformar a informação em termos técnicos em uma linguagem simples, clara, objetiva e atraente a muitas pessoas. Não é um trabalho fácil, pois envolve além de conhecimento, a reflexão e esclarecimento sobre o assunto que é muito técnico. Neste caso o jornalista precisa ir além de simplesmente fazer perguntas e obter respostas.
Segundo Ernandes a ética nos trabalhos de pesquisa é essencial. As fraudes em resultados de estudos quando descobertas consideradas como erro grave sujeito a punições.
Ernandes também esclareceu que o motivo do cientistas darem preferência em publica os artigos em inglês, por ser a língua mais conhecida no mundo, o que torna o artigo bem mais conhecido, sendo uma formar de maior divulgação da ciência e pesquisa.

Maria Márcia Caldeira Soares


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?