terça-feira, 1 de novembro de 2011

Má conservação do amendoim é prejudicial à saúde


Pesquisador explica sobre os malefícios da má conservação do alimento e apresenta seus resultados

Por Leandro Lisbôa.

Foto divulgação: Embrapa
Torrado, cozido, coberto de flavos, triturado, entre outras formas, o amendoim é um alimento muito nutritivo originário da América do Sul, consumido por vários brasileiros.
Até chegar ao consumidor final, o produto passa por diversas etapas que podem comprometer a qualidade para consumo. O principal motivo de avaria do alimento é a estocagem. A falta de local adequado favorece a proliferação de fungos prejudiciais à saúde humana, chegando a causar náuseas, tonturas, diarreia e em casos mais graves, câncer de fígado.
Em entrevista coletiva, o pesquisador e professor da Universidade de Brasília (UnB), Doutor Ernandes Rodrigues de Alencar apresentou os resultados de seu estudo sobre eficácia do gás ozônio como fungicida. Para sua pesquisa de doutorado, Ernandes Alencar adotou o amendoim, grão que se mal estocado concentra altos índices da aflatoxina Aspergillus Flavus, fungo prejudicial à saúde que pode causar, entre outros problemas, câncer de fígado.
Durante o experimento Alencar notou que, ao serem pulverizados com ozônio, os grãos de amendoim tinham a quantidade de fungos reduzida.
Foto: Lielson Maia
O pesquisador disse ainda que a população não precisa deixar de consumir o alimento e que existem formas de saber se o produto é de qualidade. “A contaminação se dá apenas por grandes quantidades do fungo, desta forma, a sociedade não precisa deixar de consumir amendoim, é necessário apenas verificar se o produto possui o selo de qualidade da Abicab”, disse Alencar.
A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) possui um programa chamado Pró-Amendoim. Criado em 2001, tem como objetivo elevar a qualidade e a imagem do amendoim e seus derivados para o mercado. Para conhecer o programa, clique aqui.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?