domingo, 20 de novembro de 2011

Resenha Capítulos - 2, 3, 4 e 13.

RESENHA – AS FONTES DO PERIODISMO CIENTÍFICO

Capítulo 3


Neste capítulo o autor se refere às Fontes do Periodismo Científico como Difusão da Ciência e da Tecnologia interagindo entre si e com a sociedade para se obter um desenvolvimento desejado e satisfatório em todos os campos. O que se leva em consideração é a divulgação do conhecimento e a maneira como isso deve acontecer, onde e para que acontecer. Por meio de citações de cientistas é desenvolvido um argumento que aponta problemas no manejo das fontes consideradas como opiniões confiáveis, orientações de atividades públicas e dependência dos meios de notas e boletins de imprensa. A informação deve ser utilizada como meio de correspondência entre o social e o científico por meio de publicações como monografias, livros, manuais etc. O autor ressalta que a divulgação da ciência deve acontecer e é importante para a difusão do conhecimento a serviço da sociedade.
A sociedade precisa acima de tudo ser conscientizada em relação ao conhecimento e a importância da ciência a serviço do ser humano. Isto significa ensinar, treinar e preparar estudantes que são cidadãos inseridos na sociedade e que usarão o conhecimento adquirido para transformar esta sociedade em que estão inseridos.
Todo e qualquer cidadão é dotado de conhecimento e capacidade cognitiva. Assim sendo, é possível participar da construção de uma sociedade moderna e inteligente utilizando os benefícios que a ciência proporciona quando utilizada para o bem comum. Este tema é interessante para estudantes em todos os níveis, pois quando se trata de adquirir conhecimento e o que se deve fazer com ele é preciso criar uma conscientização mútua e concisa a estes estudantes com o objetivo de orientar e esclarecer.

RESENHA – IMAGENS PARA O CONHECIMENTO

Capítulo 13


Neste texto o autor menciona a importância dos veículos tecnológicos de informação utilizados pela mídia na transmissão do conhecimento. Estes instrumentos são utilizados como ferramentas de desenvolvimento social e cultural em diversas sociedades como se constata na história e na literatura. O autor cita o fenômeno da imagem como compreensão das coisas caracterizando os meios de comunicação convertidos em realidade. A proposta da utilização dos atuais instrumentos tecnológicos é aliá-los à dissipação do conhecimento por meio da informação uma vez que se utiliza de imagens e sons, como a televisão por exemplo.
É preciso haver uma organização para que a mensagem seja transmitida visualmente e esta organização é obtida através de estudos elaborados e da colaboração científica utilizando metodologias elaboradas. A televisão é um veículo que atinge um maior volume de espectadores receptores da informação e é manipulada para motivar utilizando imagem e linguagem. O autor consegue fazer um paralelo entre soluções e problemas sobre os instrumentos que a mídia utiliza para apresentar seu trabalho. Entre outros aspectos está principalmente o da tecnologia moderna a serviço da informação e do conhecimento.
Quando se trata de meios de comunicação eficazes para transmissão de informações em massa, a sociedade deve estar envolvida como um todo e se capacitar para a compreensão daquilo que pode ser novo ou diferente. É preciso conhecer como vem acontecendo o processo evolutivo da transmissão do conhecimento e da informação além do importante impacto que causa em nossa sociedade.

RESENHA – OBJETIVOS E FUNÇÕES DA DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA

Capítulo 2


O autor cita o parágrafo 1 do artigo 27 da Declaração dos Direitos Humanos para justificar a divulgação do conhecimento pelos meios disponíveis na sociedade. O parágrafo citado diz que “Toda pessoa tem direito a participar livremente da vida cultural da comunidade, a gozar as artes, a participar do progresso científico e dos benefícios que dele resultam.” Por meio da função informativa o autor ressalta o estímulo à curiosidade do público pelas novidades nas diversas áreas da ciência e a responsabilidade de sua divulgação. É realizado um trabalho de esclarecimento acerca de deveres e responsabilidades da mídia em relação aos objetivos da informática com a educação, comunicação dentro de uma periodicidade projetada na sociedade levando-se em consideração o nível de instrução dessa sociedade. É importante divulgar sim o trabalho da ciência e da tecnologia a trabalho do ser humano em sociedade transformando a cultura inovando e promovendo a consciência ecológica com projeção Á qualidade de vida. Em relação à educação, o autor diz que como novidade, a informática e demais tecnologias devem ser utilizadas como ferramenta para a ampliação do conhecimento e desenvolvimento.
Para que haja um desenvolvimento sustentável e completo que realmente transforme a sociedade em que vivemos é necessário encarar a tecnologia e a informática como itens de fundamental importância para a sociedade organizada e moderna. Porém é preciso conhecer e divulgar esta importância como responsabilidade social e da mídia em divulgar o conhecimento que é fundamental para a sobrevivência do ser humano. O que se espera é a contribuição da ciência para o desenvolvimento do ser humano e para a construção de um mundo melhor.
Quando se fala em ciência e tecnologia aliadas pela causa social é importante entender que a sociedade deve estar comprometida independente de raça, cor, crença ou classe social. Este é um assunto que interessa às pessoas envolvidas direta e indiretamente com a educação e ao mundo dos negócios, portanto, aos cidadãos que objetivam um mundo melhor cabe um embasamento mais aprofundado aos estudos científicos e inovações tecnológicas.


RESENHA – OS PROBLEMAS DA APRESENTAÇÃO DA CIÊNCIA AO PÚBLICO

Capítulo 4


No capítulo apresentado o autor faz referências à Ciência, Comunicação e Sociedade como prática de divulgação em diversas ordens especiais que se relacionam entre si no meio social. Os problemas enfrentados pelo periodista científico seriam então o tipo de tema que deve escolher para seu trabalho e a forma de divulgá-lo ao público sistematicamente como obstáculos e não exatamente como complexidade. Há, portanto uma necessidade de se realizar uma extensa pesquisa para se obter resultados quando se trata de novas tecnologias. O autor adverte sobre a crença na tecnologia e o desconhecido em forma de ignorância pela falta de acesso à própria tecnologia. São citados pensamentos e contribuições de diversos cientistas e pensadores como chaves argumentativas. Não é possível saber de fato o quanto se incrementa nas disciplinas relacionadas à tecnologia, pois está sempre se renovando, ampliando e adicionando o conhecimento já existente de acordo com a necessidade do tempo atual.
O conhecimento é algo realmente necessário e que deve ser estimulado na sociedade moderna implicando finalidades evolutivas e benéficas. O texto menciona claramente alguns progressos da ciência e isto é visivelmente perceptível na sociedade. Acontece que o fenômeno histórico formulado indica os passos da evolução científica e se descreve como Explosão da Informação, graças ao acesso à educação e ao conhecimento científico. O conflito entre ciência e comunicação está relacionado aos conteúdos informativos produzidos pela informação massificada escassa pela crítica sem fundamento originando diferentes concepções sobre as formas adequadas da comunicação.
A responsabilidade da informação é um fator de importantíssima relevância quando se fala de ética e apresentação ao público. Este é um tema de caráter acadêmico que trata e aborda a metodologia científica do fazer e como fazer a divulgação da ciência para que atinja seu público alvo e resulte em conseqüências positivas.

Faculdade Anhanguera de Brasília
Jornalismo 6° Semestre
Turno: Matutino
João Paulo Monteiro Leite

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