sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O cuidado com a soja deve ir além da colheita

Foto: Lielson Maia
Pesquisa realizada por professor da Universidade e Brasília, alerta para o cuidado com o grão da soja após a colheita.

O Brasil produz cerca de 75 milhões de toneladas de soja por ano, com esse número, o país é segundo maior produtor mundial do grão, ficando atrás apenas do Estado Unidos. Recentemente os produtores de todo país começaram a temporada de plantio da safra de 2012, as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste concentram as maiores áreas de plantação do país, no Brasil a soja é utilizada para o processamento de óleo e proteína.

Mas apesar do grande do avanço no plantio, o país encontra problemas para armazenar de forma equilibrada as dezenas de toneladas colhidas durante o ano, sendo assim o mau acondicionamento dos grãos pode causar efeitos capazes de interferir na qualidade do produto. Com a intenção de preservar ao máximo a qualidade do grão, o pesquisador e professor de nutrição veterinária, da Universidade de Brasília, Ernandes Alencar, desenvolveu um estudo para avaliar     a qualidade da soja armazenada em condições adversas.
No estudo foi analisado o teor de água da soja durante o tempo em que ela ficou armazenada, além de verificar as diferentes temperaturas e umidade dos locais. Alencar realizou uma palestra na Faculdade Anhanguera de Brasília, para os alunos de jornalismo, para ele quem quiser trabalhar com pesquisa deve dar os primeiros passos já no início do curso, “não se consegui construir uma vida de pesquisa de um dia para a noite”, afirma.

No resultado da pesquisa realizada com a soja, foi possível chegar a seguinte conclusão; Para que o grão seja comercializado dentro de um padrão básico de qualidade, o produto pode ser estocado até 180 dias em temperaturas entre 20 e 30 ºC, e com teor de água de até 14,8%. Ernandes possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais e mestrado em Engenharia Agrícola pela mesma universidade.

Rodrigo Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?