terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pesquisador destaca a importância do armazenamento e consumo correto dos grãos

Estudandes da Faculdade Anhanguera de Brasília receberam no dia 5 de outubro, o pesquisador Ernandes Alencar, graduado em Engenharia Agrícola Ambiental, possui mestrado em Engenharia Agrícola e doutorado em Engenharia Agrícola, ambos pela Universidade Federal de Viçosa-MG e trabalhando desde o início do curso com grãos e armazenamentos, Ernandes falou sobre seu trabalho.

  
 
O pesquisador ressaltou a força do Brasil na produção de grãos em especial a soja, que passou a ter papel fundamental no agronegócio, mas falou também dos malefícios do consumo excessivo e do mau armazenamento dos alimentos.
Malefício que podem ser causados pela substância aflatoxina encontrada no amendoim que pode surgir tanto no campo quanto no armazenamento mal feito do grão. A aflatoxina é uma substancia tóxica ao homem e animais, encontrada em grãos de amendoim com teor de umidade variando entre 9 e 35%, que favorece o crescimento do fungo Aspergillus Flavus sobre as sementes, responsável pela síntese dessa substancia .
A aflatoxina é considerada substância cancerígena e tem provocado intoxicações que levam à morte animais alimentados com torta de amendoim contaminada. Também pode provocar intoxicação no homem quando consumido na forma de grãos torrados, ou de doces. É importante observar que no processo de extração de óleo, a contaminação pela aflatoxina é eliminada deste produto. O amendoim é cultivado em áreas do estado e do país sob condições agrícolas variáveis. A ocorrência e o nível de severidade das doenças na cultura são extremamente influenciados pelas condições climáticas de cada região. Deste modo, o nível de severidade das doenças pode variar bastante.

Ernandes ainda destacou a importância da boa compreensão por parte do jornalista na hora de entrevistar um pesquisador e publicar uma matéria sobre um determinado tema de pesquisa, por conta de uma possível distorção da informação e com isso a má compreensão do leitor, ouvinte ou telespectador.
Ernandes trabalhou com pesquisa desde o inicio do curso

Cláudio Ferreira RA: 0991022893
Jornalismo Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?