sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Resenha dos capítulos 8,9,10 e 15

O século XX promete explicar o inexplicável

A informação cientifica é um conjunto de noticias do mesmo tema, relacionada entre si por razoes de tempo, lugar ou de pessoas. O autor informa que temos que limitar uma definição para não discordar das análises, porque elas atrapalham na obra. Cada cultura, sistema social determinam cada momento histórico.

Hoje a sociedade contemporânea baseia-se na razão. Sobre uma informação adequada, rápida e ampla, pois cada comento se diferencia entre o ideal e a realidade. A informação consiste em dar forma aos informes. A estruturação deve ser um eixo que pode ser o conflito, a atualidade e a moda.

No jornalismo, a informação tem alguns requisitos habituais como atual, verossímil e próximo.
A informação cientifica dirigida ao publico é interna para a comunidade de pesquisadores em relação a sociedade. A divulgação científica é feita por meios de exposições, audiovisuais, revistas, congressos, sistema interativos e acontecimentos desta área.

A informação deve suscitar motivos no homem para lê-la. Para isso o jornalista deve interrogar sobre as mutações sociais, querendo saber do cidadão na linguagem cientifica dele e as dimensões dela. Tanto nas áreas biológicas, genéticas, astrofísica, físicas e novos materiais.

A base de informação está nos ecos , como palavras ambíguas e interrogativas, como:

Quem pode entender por ecos estabelecidos.
Estabelecidos por quem?
Até quando?
Com que limite?

O autor afirma que o desafio de hoje em dia é a informação especializada. Empresas vão à frente de multinacionais provocadas pela explosão de conhecimento cientifico e tem pessoa gabaritada para a especialização da notícia. Na especialização necessita de novos produtos da informação, esta influencia as novas tecnologias da comunicação.

Na segunda metade do século XX, teve o inicio da divulgação científica para os países industrializados, foi a energia nuclear que abriu as portas para a informação sobre ciência. Vindo depois a exploração do espaço, da biologia, juntamente com a meteorologia, microeletrônica, tecnologias da informação e ecologia.

A biologia e a medicina têm crescido notavelmente nos últimos anos. Os países desenvolvidos buscam um bem estar nas divulgações cientificas como: saúde e esporte, purezas do ar e da água, qualidade das paisagens naturais entre outros. A evolução é um problema fundamental para biologia e problema das espécies viventes. A informação de saúde é uma necessidade de nosso tempo e imperativo moral.

Já a medicina sanitária é um objeto de interesse geral e um fator produtivo de noticias. Porque os problemas mundiais estão relacionados com ela, como: o câncer, a AIDS, as drogas, as técnicas de produção assistida, a ignorância em informação sobre nutrição, etc.


O autor informa que a responsabilidade da defesa do meio ambiente está nas mãos escritores, jornalistas e divulgadores de ciência e tecnologia são estes que contribuem para realizar tais missões. Mas é necessário outras abordagens como: criar consciência ambiental, divulgar os problemas neste campo, sensibilizar governos, empresas e autoridades sobre desafio atual da espécie humana, criar consciência publica entre empresas e meio ambiente, propagação da informação educacional do meio ambiente, abordar os temas em sua totalidade, informar sobre impacto ambiental, explorar o valor da natureza para o mundo.


A energia se converteu em protagonista, desde o inicio do século XX. Nela o autor fala que a sociedade tem que pensar qual o tipo de energia melhor a ser usada pela nossa civilização e para qual tipo de sociedade.

As crises de energia para uma boa parte da humanidade é origem de grave problema, também é um problema a divulgação científica sobre energia. Por exemplo, a compreensão das pessoas que pouco se sabe sobre energia nuclear. Na verdade as pessoas ainda recordam do acidente de Chernobyl e aí fica mais difícil a compreensão das pessoas.

É um desafio hoje em dia, no campo da informação pública combater a confusão das pessoas e chamar a atenção para o avanço da energia nuclear, com linguagem compreensível para a grande maioria.

A reportagem e a difusão da ciência são vantagens da notícia, o sucesso depende de fatores, como as possibilidades pessoais do divulgador, juntamente com sua cultura, sua sensibilidade, suas próprias fontes, a divulgação narrativa e o conhecimento do público.

Numa reportagem é necessário aprofundar as causas, os antecedentes e as possibilidades num eixo de uma situação, analisar os detalhes até o máximo possível, apresentar personalidade dos protagonistas, criar circunstancias e ambientes que são produzidas as pesquisas, contextualizar a notícia

O autor informa que dentre autores da língua espanhola há outros que tem destaques mundiais, em geral, todos os autores consultados neste livro propõe os seguintes passos para a elaboração de uma reportagem:

Projeto
Relação de dados
Classificação e ordem
Conclusões
Redação definitiva


As técnicas utilizadas a seguir são de extrema importância para ter sucesso na elaboração de uma reportagem:

Observação
Investigação documental
Entrevistas
Mapas, quadros e outros recursos gráficos.
Seleção e amostra de materiais
Estatísticas.

A difusão científica encontra na reportagem um instrumento decisivo. As vicissitudes de um descobrimento e as curiosidades constituem uma excelente matéria de reportagem.


Estudos realizados em vários países afirmam que a difusão científica é necessária para a ciência e para o jornal, e em geral para toda a sociedade tecnológica. O impresso pede uma especialização em determinado assunto, sendo necessário um foco bem mais visado

O jornal científico e cultural é um fenômeno relativamente novo, são mais vistos, pois a ciência se prende por ter especialização, na maioria das vezes, e isto faz com que o público seja heterogêneo.

A sociedade do terceiro milênio precisará de um comunicador ao qual se englobe a análise, valorização, e compreensão do que se passa, e em detalhes, porém, isso não significa que o jornal terá que abandonar seu papel principal de informar, mas o jornal científico vem mostrar que se conta muito a exatidão de um fato.

A qualidade básica de divulgar a ciência é a capacidade de expressão, de conhecimento, de capacidade de se maravilhar e de se comunicar independente do tema.

O aspecto mais agradável de ser um escritor científico é o fator de não deixar de aprender nunca. Uma descoberta científica é um acontecimento que não repete, sendo outras notícias têm a repetição.

Claudia Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?