quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Resenha do livro: Manual de Jornalismo Científico

CAPITULO 01

Primeiro problema do período científico é o seu próprio nome, sua definição é ambígua, podendo interpretar como uma disciplina a ser estuda ou uma especialização informativa que consiste em divulgar a ciência e tecnologia através dos meios de comunicação de massa.

A comunicação publica da ciência, a divulgação cientifica e o período cientifico, nesta ordem tem sua historia escarmente estudada, no sentido das suas palavras chaves: comunicação, divulgação, ciência e tecnologia.

A comunicação, paradigma da nossa cultura é um conceito equivocado, pois designa a facilidade informativa, mas devia designar também a existência de uma relação plena e satisfatória. Nos últimos anos tem se projetada a comunicação com encontro da cultura. O homem de hoje necessita desse tipo de cultura para compreender o mundo em que vive e para sobreviver a ele.

A expressão “científico” esta relacionada também a institucionalização da atividade cientifica, que se iniciou no ultimo terço do século XIX, depois dos meados do século XX, chegou ao que chamamos hoje de grande ciência, com instrumentos mais potentes e equipes multidisciplinares.

O conceito de comunicação cientifica publica abarca um conjunto de atividades da comunicação que tem contidos divulgadores científicos destinados ao publico não especialista, sem limitar os meios de informação.

CAPITULO 12

Já neste capitulo o autor, conta um pouco sobre a historia do veiculo, mostra a importância que o rádio tem na divulgação da ciência e as vantagens de utilizá-lo.

No inicio a utilização do rádio tinha maior importância, pois era utilizado apenas para reprodução de musicas da época. Mas com a evolução tecnológica o rádio acaba aderindo as melhorias, fazendo assim do rádio algo mais dinâmico, trazendo musicas, noticias, debates e dentre outras dentro da sua diversidade deixando de ser limitada como no inicio da sua criação.

O rádio por incrível que pareça, pode ser um excelente meio de divulgação de ciência e tecnologia, através da sua diversidade e fácil contato do ouvinte com a noticia, por meio de comentários, criticas que o rádio oferece, dos quais a TV não abre esse espaço, acaba facilitando um pouco a ciência dentro do meio de comunicação (rádio).

Ressaltando sempre que o jornalista deve ter domínio sobre o assunto, falar de maneira clara que o ouvinte venha entender, pois a falta de imagem caso o não entenda direito sobre o assunto pode acabar confundindo a mente do ouvinte ou fazendo que ele entenda diferente do que realmente seja. Por tanto levar sempre a noticia de maneira clara e didática, que mesmo sem imagens o ouvinte venha entender a mensagem passada, e que assim a sociedade possa dar mais valor na ciência e tecnologia.

CAPITULO 16

Observamos que o autor coloca a ciência de forma, que o essencial é a observação, analisar e identificar as mudanças de uma forma generalizada e intensa, sendo assim fácil lidar com sua divulgação e usando sempre a democracia dentro da comunicação.

Segundo o autor, jornalismo cientifico precisa obter mais divulgação, estimular que a ciência venha ser observada aos olhos dos leitores de um forma mais clara e não vista de um modo tão complexo e chato quanto, a maioria das pessoas vêem. A ciência desde a educação primaria tem grande perda de valor, pois a educação em si não da muita importância, por isso nos jornalista devemos educar nossa sociedade a conviver mais com os estudos científicos, levando de forma que a sociedade não veja aquele tema de modo como olhava antes.

O capitulo mostra que a falta do valor educacional da ciência e tecnologia, acaba atingido que a sociedade não tenha habito de leitura do tema, pela ausência e má divulgação da ciência.

CAPITULO 17

O objetivo desde capitulo e tentar uma proximação que nos permita alcançar de uma forma limitada e subjetiva desejável, para conseguir tal propósito com relação à nova sociedade tecnológica que estamos entrando, através de mudanças técnicas, econômicas e culturais.

Os meios informativos em geral junto com sistema educativo são chamados a realizar uma gigante instrução prospectiva em uma escala sem precedentes ate agora. Um dos objetivos consiste em informar ao cidadão sobre a grandeza, o risco e servidões do cambio tecnológico. Outro desafio atual do período cientifico consiste em explicar os efeitos da sociedade, da informação e da bio-sociedade.

Um dos objetivos primordial do período cientifico e criar uma consciência publica sobre o valor da ciência a serviço do desenrolar e da compreensão entre as distintas formas culturais.

O período, para servi como uma ponte entre ciência e informação, prestam serviços a sociedade e introduz a opinião publica em dupla direção.

Um dos problemas da nossa era é a educação para o ócio, ele conduz necessariamente a uma sociologia do tempo livre que permita preparar o indivíduo e a sociedade para enfrentar este problema.

O período cientifico é uma especialidade informativa, dos profissionais de comunicação e como atividade complementar importante para cientistas, educadores, escritores, etc.


Jéssica Oliveira RA: 0970466844

Matutino - 6º semestre

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