sábado, 12 de novembro de 2011

Resenha dos capítulos 5, 6, 7 e 14

5. El lenguaje en la divulgación de la ciência

Neste capítulo, o autor trata da importância de dominar o idioma de seu país, com foco no espanhol. Ele cita outros autores, como Pedro Salinas e Lázaro Carreter, para frisar a importância de ter um bom conhecimento do idioma em que se escreve e considera unanime a opinião sobre o grande problema que é a pobreza de vocabulário.

Para ele, jornalistas em geral, especialmente os científicos, precisam ter um cuidado especial com as palavras, que vai além de escrever corretamente, mas também se atentar a detalhes sobre como uma frase deve ser utilizada para não perder o sentido. Também cita o cuidado ao usar um eufemismo, que podem resultar num mau entendimento.

Ele recomenda que o jornalista busque a compreensão generalizada do que vai falar, ir diretamente ao tema, ser claro, breve e usar termos populares, economizar expressões e evitar pleonasmo, redundância, eufemismos etc, dar dicas sobre o uso de termos estrangeiros e ressalta a importância do uso de dicionários.

Para ter um bom texto dentro do estilo jornalístico, aconselha: escrever frases curtas; preferir o simples ao complicado e o concreto e ao abstrato, usar palavras comuns, cortar palavras desnecessárias, usar verbos em voz ativa e escrever de maneira natural.

Para divulgar a ciência, o texto dá algumas orientações como se atentar ao nível dos receptores da notícia, começar pela conclusão e depois partir para o desenvolvimento, escrever claramente e combater a monotonia do assunto.

O capítulo traz ainda uma descrição dos recursos a serem utilizados para escrever sobre a ciência, além das normas gerais, às vezes cabe o uso de metáforas, hipérboles, analogias, paráfrases, paradoxo e transposição.

6. La ilustración gráfica en el periodismo cientifico


O capítulo 6 trata da importância de ilustrações no jornalismo científico. As fotografias, assim como as demais ilustrações de um jornal, servem mais do que como complemento, mas como um meio de conhecer outros aspectos da notícia.

Desenhos são constantemente usados pela paleontologia. Desenhos animados resolvem problemas ligados a representação de movimentos, humor, sons, etc. Os infográficos são uma maneira simples de reunir informações como mapas, fotos, tabelas entre outros para facilitar a compreensão da notícia.

7. La noticia como conocimiento y como necesidad

O capítulo começa com a notícia científica sendo definida como um volume de informações que, em teoria, pode ser medido com o número de incertezas que ajuda a eliminar. A notícia científica é elevada a categoria de objeto de estudo universitário. A principal função da comunicação científica e tecnológica é a gestão do conhecimento humano para progredir no mundo moderno.

A atualidade é muito importante em qualquer informativo e a curiosidade é uma característica de autoconservação da notícia da científica. A novidade é outro fator de grande importância. A credibilidade do jornalista é tão importante quanto a do cientista. Além disso, é preciso ter critérios de objetividade, relevância, conteúdo, contextualização, veracidade e certeza, seletividade, explicações claras de causas e relações e precisão.

14. Sentido crítico ante los medios informativos

Este capítulo trata da importância da visão crítica. Para o autor, é possível, através da própria TV, educar o telespectador para ter uma visão crítica perante a sociedade. Ele utiliza o termo “midiamorfose” para descrever as mudanças culturais e tecnológicas que os atuais meios de comunicação estão passando.

Os jornais devem evitar publicar notícias que “não servem pra nada”. Para o autor, é importante haver uma fusão entre a educação e a informação para que os alunos compreendam melhor as coisas e não haja ruído de comunicação.

Há um novo paradigma para as notícias, caracterizados pelo conceito de comunicação horizontal, a comunicação participativa, a comunicação como direito fundamental humano e o equilíbrio informativo em âmbito nacional e mundial.

Rosane Amaral - 6º Semestre, noturno RA: 0993001382

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?