sábado, 12 de novembro de 2011

Manual de Periodismo Cientifico (Manuel Calvo Hernando)

Resenha Capítulos 6, 7 e 8

Por Vaneska Freire Jornalismo Noturno

Capitulo 6 – La ilustración gráfica en El periodismo científico

A imagem é um texto, e esta dimensão deve ser levada em conta na elaboração de estudos e materiais sobre jornalismo científico. A evolução da semiótica e a estrutura textual da imagem e sua leitura de lugar e novas elaborações sobre níveis de expressão e de conteúdo.

A fotografia, como os outros recursos gráficos do jornalismo, não é somente um complemento informativo, mas um instrumento direto para dar a conhecer aspectos distintos da informação.

A fotografia tem sido a dimensão informativa da imagem, fixa durante muitos anos, e em movimento desde a invenção do cinema e, depois, da televisão.

Nem a fotografia, nem a imagem em movimento, nem nenhuma outra inovação neste campo tem substituído o desenho como elemento básico para a apresentação científica, o ensino e a divulgação.

Nos Estados Unidos, diversas empresas e instituições recorrem a desenhos de crianças para a divulgação. Falta incorporar a história a educação infantil, talvez porque seu objetivo básico são os adultos e porque os educadores dificilmente têm avaliado os possíveis usos desse gênero. Os desenhos animados também se utilizam da ciência.

O desenvolvimento tecnológico esta hoje nas mãos de jornalistas e divulgadores de infográficos, um novo, ou recuperado, é apresentar algumas informações graficamente com um breve texto, apenas o necessário e sem o prefixo info nos dê necessariamente do emprego da informática, , mas de informação: mapas, fotos, gráficos, esquemas, quadros, e todos combinados em apenas um material jornalístico.

O infográfico jornalístico não deve ser entendido como um substituto da fotografia de imprensa, mas como um complemento de grande interesse geral, e especialmente na difusão da ciência e da tecnologia, bem por tratar-se de imagens não visíveis a olho nu ou bem utilizado para explicar detalhes que se podem recriar artisticamente, para mostrar ao leitor as causas de algum efeito ou as formas ou fases de desenrolar de um acontecimento.

Capitulo 7 – La noticia como conocimiento y como necesidad

Existem centenas de definições para a notícia, segundo Prieto Castillo, características gerais da vida cotidiana que se relacionam diretamente com a definição de noticia: imediatismo, conhecimento prático, experiências decisivas, rotinas e hábitos, ordem e poder, patologia, incompreensão e asa contradições.

Nesse contexto a noticia não seria somente o negativo, o anormal, o que produz rupturas em nossa sociedade, mas também deve apresentar as causas dessas rupturas e explicações sobre as mudanças do mundo, o que se deve a ciência e a tecnologia.

No jornalismo impresso, a noticia elaborada e publicada pode constituir um instrumento eficaz frente a competência da rádio e da TV, sempre que fornecer substância, meio ambiente, perspectiva, e feito para um público cada vez mais conscientes de um mundo cada vez mais complicado. Os valores dos jornais se refletem nos valores econômicos, sociais e ideológicos na reprodução do discurso da sociedade através dos meios de comunicação

A fabricação de noticias implica em um conjunto de mecanismos, estratégias e práticas destinadas a reconstruir a realidade. A notícia como tipo textual característico dos meios informativos impressos, constitui uma classe especifica de discurso, e todo jornalista deve saber o que quer ao começar a redigir uma noticia e deve ter previamente um esquema mental do que e como irá dizer.

A notícia cientifica tem por objeto fazer parte do público de aventuras do conhecimento e de quem trabalha com as fronteiras do saber. A função principal da comunicação da ciência e tecnologia e a gestão do saber humano – da memória coletiva – de toda a informação que a sociedade necessita para progredir no mundo moderno. O jornalismo deve estar baseado na atualidade, no presente, mas não quer dizer que, em função do atual, não se tenha o passado e o futuro.

A objetividade se trata de um problema permanente no jornalismo. Na divulgação da ciência, a objetividade adquire uma maior importância pelas características do próprio conhecimento científico.

Os critérios de relevância mostram como os acontecimentos e as decisões que refletem nos meios de comunicação podem afetar o nosso presente e o nosso futuro. A notícia é a narração de um fato importante, novo e de interesse publico. O valor da notícia pode ser alterado pela falta de precisão, especialmente na comunicação pública de informações científicas.

Capítulo 8 – La información científica

Cada cultura e cada sistema social determinam em cada momento histórico o que é realmente informativo. A sociedade contemporânea tem baseado sua razão de ser sobre uma informação adequada, rápida e ampla, embora em cada momento se adverte a diferença entre o ideal e a realidade.

No jornalismo, a informação exige ter em conta os requisitos habituais (atualidade, veracidade, proximidade) e serviços, ao redigir, as normas gerais de redação e as especificas dos gêneros jornalísticos. No jornalismo científico, esta dupla exigência se faz tripla, tendo que considerar ainda as exigências da ciência, baseadas fundamentalmente no respeito a verdade e no rigor da exposição dos fatos e das idéias.

A informação científica dirigida ao público é uma parte da comunicação científica, tanto com caráter interno entre a comunidade investigadora como em relação com a sociedade, para divulgar os produtos da cultura científica por meios distintos como exposições, áudio visuais, conferências, sistemas interativos e acontecimentos de qualquer ordem neste campo.

A importância da biologia e da medicina tem crescido visivelmente nos últimos anos e é lógico, por isso, que a divulgação de tais investigações. A informação sobre saúde é uma necessidade do nosso tempo e uma obrigação moral. A necessidade deriva da dimensão comunicativa da profissão médica, em todos os tempos, e atualmente pela liderança das ciências da vida e da saúde e de suas perspectivas. A ciência e a tecnologia sanitária têm progredido mais nos últimos dez anos do que em toda a história humana.

È uma obrigação moral assegurar o acesso das pessoas à informações objetivas e válidas sobre todos os aspectos de sanidade que lhes dizem respeito, informações de devem ser apresentados e em um contexto cultural que possa ser compreendido. Nos cursos de jornalismo científicos realizados na Espanha e na América, uma das matérias dedica-se às relações entre a ecologia e os meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?