quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Resumo Cap's 2,3,4,13

O PESQUISADOR CIENTIFICO

Os textos falam sobre a função de um pesquisador cientifico, seus desafios, dificuldades e a forma usada por ele para enfrentalas, se valendo daquilo que ele tem a sua disposição para isso como, por exemplo, a tecnologia, as mídias, a publicidade em fim, não se deixando vencer pelas dificuldades, mas fazendo dela incentivo para cumprir seu objetivo. Onde temos os objetivos e funções de divulgação da ciência, cujo autor começa embasado no artigo 27 da Declaração dos Direitos Humanos, ao qual ele chama de uso social do conhecimento e do seu poder implícito em resumo ele destaca dois objetivos gerais: 1- Necessidade de promover a ciência e a tecnologia na sociedade como condição para o incremento generalizado do conhecimento, esta é a única possibilidade de sobrevivência da humanidade e como base para a inovação industrial e incremento da qualidade de vida; e 2- A utilização dos meios de informação para difundir o que o cidadão precisa saber sobre os efeitos positivos e negativos do progresso cientifico e o desenvolvimento tecnológico sobre a cultura, a saúde, meio ambiente e todas as dimensões restantes do cotidiano. O autor chama atenção nesse capítulo para a Declaração Final da Conferência Mundial de Pesquisas Científicas, ocorrida em Tóquio no ano de 1992 onde chama atenção para transcendência da pesquisa cientifica para a sociedade.
Depois é abordado as fontes do pesquisador cientifico, onde se depara com as questões de seriedade da fonte, credibilidade e pluralidade. Trata-se de um tema pouco conhecido e também divulgado que são experimentos científicos e as investigações nessa área, assunto vital para estender as fronteiras do conhecimento e alcançar os objetivos pretendidos. Aqui é abordado a discussão critica de métodos, resultados e valores da ciência, da necessidade de publicações cientificas, textos abordando pesquisas cientificas e a observância de algumas normas como: a natureza e alcance dos problemas, que importância tem para quem estuda, sua relação básica com estudos na mesma área; qual o objetivo dos estudos, quais as informações importantes se espera obter com as investigações e o procedimento utilizado em termos gerais, lugar onde se efetuou as investigações e o tempo levado para se chegar a um resultado.
Aqui são vistos os problemas para se apresentar a ciência ao público, onde encontramos as palavras chaves, Ciência, Comunicação e Sociedade. É mostrada a diferença entre a divulgação de informações cientificas dos outros tipos de informações. As publicações cientificas precisam ascender as demais publicações, o problema está na dificuldade de fazer isso facilitando o entendimento de linguagens técnicas e difíceis.
E para finalizar temos as imagens para o conhecimento que é entendido como a mídia ou os meios de comunicação para se irradiar o conhecimento cientifico ou seja, o uso dos meios de comunicação de massa como rádio, televisão e até mesmo o cinema. O rádio como um dos mais importantes desses veículos, sendo assunto em congressos ibero americanos devido seu alcance e fácil acessibilidade.

Sérgio Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?