quinta-feira, 3 de novembro de 2011

CUIDADO COM O AMENDOIM





Por Thamis Maia


Grão popular entre os brasileiros, rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, que são as gorduras boas para o organismo, pois ajudam a reduzir o colesterol e prevenir doenças do coração, atua no combate a sinais da idade e melhora até o aspecto do cabelo.
Estamos falando do amendoim, que apesar de todas estas características também pode trazer malefícios á saúde se contaminado. De olho neste problema o engenheiro agrícola e ambiental Ernandes Alencar, 31 anos, defendeu seu mestrado pesquisando sobre a atuação e surgimento dos fungos e medidas que possam a evitar a proliferação desses agentes no grão. Os testes foram feitos nos laboratórios na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.
A má conservação do amendoim pode causar o surgimento da chamada aflatoxina uma substância tóxica que prejudica principalmente o fígado dos animais, entre os Homens o problema é mais sério dependendo da freqüência em que produtos contaminados com esta substância são ingeridos pelo organismo. Os sintomas demoram a aparecer e geralmente resultam em câncer hepático, problemas renais e também cerebrais. O amendoim é o grão preferido pelo fungo presente na aflatoxina. Isto não quer dizer que todo amendoim é contaminado com altas taxas do fungo o problema está na forma em que é feita a colheita, estocado e armazenado. A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados desenvolveu em março de 2001 o programa Pró-Amendoim que visa à melhora na qualidade do produto oferecido pelas indústrias do gênero fazendo a coleta destes grãos e produtos provenientes em todo o país e fazendo o monitoramento da contaminação e concedendo selo de qualidade para a empresa que se empenha em armazenar de forma correta, longe da umidade, sem contato com chão ou parede.
No Brasil o estado que tem a maior produção de Amendoim é São Paulo que neste ano até agosto já contabilizava a colheita de 161. 728 toneladas do grão, segundo a ABICAB, a produção foi menor comparada ao mesmo período do ano passado. O problema da contaminação também atinge a economia do país causando prejuízos aos cultivadores. Os agricultores paulistas aguardam avanços tecnológicos em máquinas de colheita e secagem melhorando assim a cultura do grão no país, a saúde humana e dos animais e até mesmo da economia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?