sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Resenha - Manual de Periodismo Científico

Autor Manuel Calvo

Dione Maycon - 6º semestre noturno - RA: 0919439474

Capítulo 9

     Segundo o autor, a reportagem alcança a grande massa de forma com que seu público tome conhecimento de um determinado fato e também proporciona a vantagem da divulgação de valores étnicos e culturais de determinada região, além de utilizar suas próprias fontes e sentido narrativo. Essa mesma reportagem, de acordo com Manuel Calvo, foca as causas e os acontecimentos e possíveis consequências e estabelece a personalidade dos protagonistas, analisa os detalhes e recria o ambiente em que há de ter acontecido um feito e assim contextualiza a notícia.

     O foco que o repórter deverá seguir para a construção de sua reportagem científica se define em perguntas que além de precisas devem ser tomados os devidos cuidados com as fontes que o autor denomina de “extremos”. Além disso, o repórter deve sempre averiguar a verdade, se há omissão de algum fato e principalmente se há mentiras. As perguntas básicas são:

Ø  Como você sabe?
Ø  Fez estudo?
Ø  Houve uma experiência
Ø  Tem provas?
Ø  Que tipo de estudo que foi feito?
Ø  Havia um plano de pesquisa ou design?
Ø  É um protocolo, ou conjunto de regras?
Ø  Quem disse isso?
Ø  Qual evidência poderia levar a um resultado diferente?
   
     Os passos para a elaboração da reportagem científica se estabelecem em 10 itens, sendo eles:

Ø  Projeto
Ø  Coletar dados
Ø  Classificação e Gestão
Ø  Conclusões
Ø  Finalização
Ø  Observação
Ø  Pesquisa documental
Ø  Entrevistas
Ø  Mapas, gráficos, tabelas e outros recursos
Ø  Estatísticas
    
Capítulo 10

     Neste capítulo, Manuel Calvo destaca que a entrevista é um elemento exclusivo da comunicação social, nela pode-se observar diferentes comportamentos e métodos. Segundo ele a entrevista se difunde em diferentes tipos, como por exemplo, a entrevista de opinião, nela as pessoas que se encaixam na matéria tem determinadas personalidades e opiniões que transmitem um alívio ao jornalista. Outro exemplo é que a notícia é sempre mais importante que o entrevistador, ou seja, o jornalista desaparece por completo quanto à importância do fato. 

     Tem também a entrevista de aparência que é quando ocorre a apresentação da personalidade de um indivíduo, em muitas ocasiões e o descrevendo, por exemplo: descrição física, cultura, qualidades, costumes e os aspectos de seu trabalho. Além desses tipos, ainda tem a entrevista combinada, onde os elementos noticiosos, informativos, educativos e culturais entram em foco e no lugar entra um gênero que transcende uma simples entrevista. Sempre deve-se evitar perguntas desnecessárias.
    
     Uma recomendação importante e que deve ser lembrada é justamente que a entrevista é um gênero extraordinariamente apto para a divulgação da ciência e deve-se sempre, saber perguntar, requer dotes pessoais e preparação sobre o tema proposto.


Capítulo 11

     Segundo o professor César Gonzalez, não há segredo para a produção de um artigo jornalístico, porque o estilo de quem escreve difere individualmente. Porém as características dos artigos tem o mesmo padrão como ser breve, direto e ter no máximo duas ideias.
     
     Neste capítulo, é evidenciada a diferença entre notícia e artigo. Enquanto as notícias, segundo Gonzalez, são o pão nosso de cada dia, o artigo é a sobremesa, ou seja, o complemento. O artigo jornalístico é completo e difícil, porem é passageiro.
     
     Uma boa introdução é essencial para o entendimento de um artigo, pois o mesmo estimula a capacidade de meditação do leitor. De acordo com as recomendações dos manuais e livros de comunicação científica o início deve chamar o leitor a acompanhar a notícia e o fim deverá conter uma surpresa ou até um pouco de humor. A produção de um artigo não se limita há apenas uma norma, ao contrário são diversas porque o gênero é individual e diretamente ligado ao formato do jornal e de quem escreve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?