sábado, 12 de novembro de 2011

Resenha do livro Jornalismo Científico - capítulos 4,5,6 e 11

CAPÍTULO 4

Problemas de la presentación de la ciencia al público

No capítulo 4 são abordados alguns obstáculos e dificuldades enfrentadas em áreas como: ciência, comunicação, sociedade e do próprio periodismo científico. O autor revela que problemas envolvendo a ciência e abordam as seguintes questões: extensão e complexidade, aceleração histórica, escuridão na expressão e o conhecimento como problema. Para a comunicação ele ressalta a saturação informativa, o sensacionalismo, a responsabilidade da mídia, a credibilidade e a educação para a comunicação.

Já na sociedade, ele destaca: a lacuna entre a ciência e sociedade, a internacionalização da informação, os interesses do publico e as falsas ciências, e por fim, no periodismo cientifico ele comenta sobre fontes, linguagem, gêneros periodísticos, ética, formação e faz uma abordadem voltada para os científicos e periodistas. O autor diz que estas dificuldades agregam dificuldades sobre os excessos do termo, em todos os setores da vida cotidiana, segundo ele, são notáveis, e possuem frequências insuperáveis, a comunicação pública do conhecimento agrava devido esse tipo de confisco de línguas saber são cada cada vez mais utilizado por pesquisadores especializados em suas respectivas disciplinas, Desenvolver linguagens funcionais que permitem a comunicação generalizada é difícil, porém, sustestiva, e alguns jornalistas têm dedicado uma parte de desta atividade profissional. As publicações cientificas precisam ascender as demais publicações, o problema está na dificuldade de fazer isso facilitando o entendimento de linguagens técnicas e difíceis.

CAPÍTULO 5

El linguaje em la divulgación de la ciencia

O autor afirma que qualquer análise do estilo jornalístico deve ser necessária. Em relação a países de língua espanhola, a manifestação de certo desprezo pelo amor de palavras e preocupação não só por escrever bem, mas para se expressar adequadamente é constante. Ele afirma também, que a desvalorização da linguagem é tão grande como a da moeda. Muitas pessoas maltratam a linguagem, basta ler o que muitas delas escrevem e como escrevem. Um ponto, uma vírgula, uma interrogação, seja como for, tem o poder de mudar todo um contexto.

Segundo o Centro Técnico da SIP há alguns critérios relacionados ao estilo periodísticos que são respectivamente:
- Escrever frases curtas;
- Prefira o simples e não o complicado;
- Preferencia para o concreto e não o abstrato;
- Utilização de palavras comuns;
- Omissão de palavras desnecessárias;
- Usar verbos em voz ativa;
- Escrever de maneira natural.

Essas regras precisam ser aprendidas para melhor entendimento do público em relação à ciência. É importante evitar também, ambiguidades e sempre escrever o texto com clareza e objetividade.

CAPÍTULO 6

La ilustración gráfica en el periodismo cientifico

A fotografia sempre está ligada à ciência. Na conferência de Difusão da Ciência, em Madrid, Werner Duedeler estuda o problema da relação entre texto e ilustrações. Hoje, com uma educação diferente, a parte visual é difícil de conceber a popularização da ciência e da técnica sem o apoio das fotografias, desenhos, computação gráfica e transmissão via satélite.

A imagem é um texto, e essa dimensão deve ser tida em conta a colaboração de estudos e jornalismo ciência de materiais. A análise de imagens de informações que levanta considerações e uma leitura específica da fotografia de imprensa e de imagem de televisão , leva-se s em conta elementos do jornalismo como ferramenta para a ciência da comunicação.

CAPÍTULO 11

La Coluna, el ensayo, el editorial


O capítulo 11 fala sobre os editoriais jornalísticos, comentários e artigos que difundam a ciência. Segundo o autor, todo o artigo, comentário ou nota apresentam um conjunto de reflexões e ideias que se estruturam para formar uma corrente e dessa forma, manter a interação com o leitor.

Há várias maneiras de se escrever um artigo, porém, ele é pessoal e intransferível e está ligado ao jornal em que trabalha e com o seu editor. Já no editorial, a ciência e tecnologia oferecem temas de opinião. Mas na prática, poucas ocasiões em que a ciência passa por editoria, e são poucas informações que podem ser compartilhada a nível nacional.

Faltam comentaristas sobre ciência e tecnologia, como também, em outras especialidades como: política, economia, cultura, esportes, espetáculos, etc. O especialista em política científica Maurice Goldshimith, propõe a crítica termo científico, por analogia com críticos literários ou musical. Segundo ele, é um problema de consciência pública e especialização dos jornalistas em ciência e tecnologia.


Aluna: FABIANE ARAÚJO
JORNALISMO - NOTURNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?