sábado, 5 de novembro de 2011

Amendoim: afrodisíaco ou cancerígeno?

Foto:Lielson Maia

Recheado de mitos e historias, que nem sempre são verdadeiras, seja na paçoca, na culinária ou como um simples aperitivo, o amendoim é cercado de inusitados boatos, quem nunca ouviu falar que a leguminosa é afrodisíaca?  que combate a desnutrição na África? e ainda o de que pode causar câncer?.
Apesar de não ser comprovar o caráter afrodisíaco do amendoim, estudos científicos confirmam que o consumo exagerado pode causar pode causar câncer.
Em entrevista coletiva aos alunos do 6º semestre, do curso de jornalismo, da Faculdade Anhanguera de Brasília, entre os vários assuntos abordados, o pesquisador e professor de agronomia da Universidade de Brasília, Hernandes Rodrigues de Alencar iniciou falando do receio que os pesquisadores têm de mostrar suas pesquisas a todos e da distorção das informações recebidas pelos jornalistas. “Quando recebi o convite, a primeira coisa que perguntei foi: será que eles vão distorcer as informações?” O pesquisador enfatizou ainda a importância de os jornalistas terem o cuidado e a preocupação para não distorcer a o que foi falado sobre a pesquisa, “os pesquisadores trabalham com diversos assuntos, que muitas vezes não são acessíveis a quem está fazendo a entrevista”, afirmou.
Mesmo receoso, Alencar revelou: “O amendoim quando mal armazenado pode conter fungos que liberam toxinas (aflatoxinas), que se ingeridas em grande quantidade podem causar câncer”. 
Segundo o pesquisador a  aflatoxina é uma substancia tóxica ao homem e animais, encontrada em grãos de amendoim com teor de umidade alto, que favorece o crescimento do fungo, Aspergillus Flavus, sobre as sementes, responsável pela síntese dessa substancia .
Para o estúdios o Brasil tem uma capacidade maior de armazenamento, porém deve-se tomar alguns cuidados, como, armazenar o amendoim em locais secos e ventilados, empilhar os sacos em estrados de madeiras, evitar contato direto com o solo, monitorar constantemente a umidade do produto, controlar pragas de armazenamento e roedores e armazenar sempre que possível em baixas temperaturas.

Andreia Sousa - 3227000398 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?