quinta-feira, 29 de setembro de 2011

TOMATES MAIS SAUDÁVEIS

Por Egberto Pimentel e Adriana Keyla.

Os cuidados na hora de escolher o tomate vão além do “olhômetro”

Observando o tomate nosso de cada dia, verificamos que ele apresenta uma tonalidade diferente, tamanho menor, manchas e até deformações. Esse fruto pode ter sido colhido de plantas infectadas com algum vírus, por exemplo: o Tomato Severe Rugose vírus, cujo inseto transmissor é a mosca branca, Tomato Spotted Wilet vírus ou Groundnut Ringspot vírus,sendo esses dois últimos transmitidos pelos insetos conhecidos como tripés. Esses vírus não são prejudiciais ao ser humano, sendo que esses frutos podem ser consumidos sem causar nenhum problema de saúde nas pessoas.

A cientista Alice Kazuko trabalha como pesquisadora na Embrapa desde 1997 desenvolvendo atividades em projetos de pesquisa de doenças causadas por vírus em hortaliças.

A influência desses vírus nos tomateiros da região é sentido no bolso do consumidor, muitas vezes ocorre um grande aumento no preço dos tomates devido à queda na produção e no aumento do custo do produtor.

O vírus pode diminuir a produtividade do tomateiro, causar a má formação dos frutos, redução do crescimento da planta e das folhas e alterações na coloração dos frutos. Com a queda da produção, o aumento do preço do tomate é inevitável.

A pesquisadora e cientista Alice Kazuko vem trabalhando com vírus que infectam o tomateiro desde1997, sendo os projetos custeados pelo governo federal, órgãos de fomento e até instituições privadas. Alice explica que visita varias regiões do país para acompanhar a incidência dos vírus das plantas.

“Trabalhamos nesse projeto desde 2000, são 11 anos de pesquisa para tentarmos contribuir para a redução dos prejuízos causados por vírus em tomateiros, esse tipo de pesquisa dificilmente é conclusivo, pois sempre estamos descobrindo novos vírus nas plantas. Não existe remédio curativo para as doenças causadas por vírus. A maior parte dos procedimentos de controle são preventivos”. Explica a cientista.

Nas prateleiras das frutarias e supermercados observem com carinho os tomates expostos para venda, existem pessoas que trabalham com dedicação para que eles estejam lá saudáveis e nutritivos.

Ainda vale as recomendações de sempre, escolher verduras e legumes frescos e com boa aparência. A dica para levar um tomate saudável para casa é ele estar durinho, com a cor avermelhada ou esverdeada e sem alterações na sua aparência, como buracos ou imperfeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?