sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Entrevista com Pesquisador

Perfil do Pesquisador Eladio Oduber



Venezuelano, mas radicado brasileiro, o pesquisador Eladio Oduber dá aula de conhecimento e sabedoria por onde passa. Professor de Pesquisa e opinião de mercado I e II do curso de comunicação institucionais e relações públicas, ainda acha tempo para ser dedicar a música, uma das suas paixões.
O pesquisador tem em sua vida, os pais, e a universidade como principais instrumentos de incentivo e aprendizado. “Na minha casa por uma circunstância divina, divina em dois sentidos, divina por que é deliciosa, e divina talvez por que pertença a uma outra ordem que não é dessa terra, lá tinha muito livros, a partir dessa influência da leitura da importância que meus país deram pros livros, eu comecei a me aproximar das ciências sócias”, relatou Eladio.
Em 1978 a 1984 Eladio estudou e se formou em sociologia na Universidade de Del Zulia na cidade de Maracaíbo na Venezuela, depois de formado ficou dez anos afastado das pesquisas, e a convite de um amigo foi morar em uma tribo indígena onde retomou novamente as pesquisas. “ Eu morei mais de seis meses com os índios, e ali começou de novo meu contato com a pesquisa”, diz o pesquisador.
Em 1987 vem para o Brasil, exatamente para a cidade da Bahia. Em 1993 a 1997 fez mestrado em sociologia na Universidade de Brasília (UNB), já em 2001 A 2005 Eladio conclui seu doutorado também na UNB. Tudo isso só foi possível na vida do pesquisador, graças a uma bolsa doada pelo órgão brasileiro o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPQ).
Entre suas principais pesquisas estão: a Técnica do Grupo Focal, feita em 1996. A técnica consiste em separar grupos de pessoas e estudar suas reações, ela foi vendida para o Sebrae, para o Conjunto Nacional, para o antigo Ministério da Reforma do Estado, para Escola Nacional de Administração Pública e para alguns supermercados; uma outra que teve relevância em Brasília e até na mídia, foi a Pesquisa de Opinião Pública do IESB – POP IESB – feita com a ajuda dos alunos do sexto semestre do curso de Comunicação Institucional e Relações Públicas do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), visando com que os alunos pudessem colocar em prática o complexo processo de conceber, aplicar e divulgar os resultados de uma pesquisa de relevância social a partir de uma amostra estatisticamente significativa. A pesquisa saiu na primeira capa do Correio Brasiliense porque teve uma amostragem muito grande 1.600 pessoas entrevistadas. Mas a que o professor Eladio gostou muito, foi uma feita em parceria com a Procuradoria Geral da República, sobre o raciocínio ético do cidadão brasiliense, onde descobriu uma série de contradições entre o que o cidadão quer para ele e o que quer para o estado, usando dois pesos e duas medidas, como ele julga as coisas que faz, que não são corretas e como ele julga as coisas que outra pessoas, de outras classes sociais, por exemplo, fazem e que também não são éticas.



Janaina Oliveira
Geziel Gonçalves
Sérgio Pastor


Para Saber mais, basta conferir o programa Entrevista Perfil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?