quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Coleta de Leite Materno


Os prejuízos causados pela conservação

Durante este ano até a presente data o os Bancos de Leite e os Postos de Coleta de Leite Humano do DF já coletaram mais de 10 mil litros de leite doado e uma questão que tem de ser trabalhada é o tratamento que esse produto tem deste sua coletagem até o momento que é distribuído. E por esse motivo o pesquisador da UNB, Luiz Antônio Borgo, em sua tese de doutorado fez um estudo sobre a qualidade do leite materno coletado no DF e as alterações que o produto sofre com o tratamento feito nos bancos de coletagem.

Em entrevista, o pesquisador apontou sobre o fato de o leite materno doado sofrer com a conservação. Segundo a sua pesquisa o processo de pasteurização e o posterior congelamento do leite por até seis meses provocam alterações na composição do leite humano.

A pesquisa mostra que desta forma os recém-nascidos prematuros estão recebendo menos gorduras e, por conseqüência, menos energia, menos vitaminas, menos fatores imunológicos, principalmente o docosahexenóico que é um componente importante da retina, e responsável pelo desenvolvimento da visão do bebê.

Borgo apontou que nas pesquisas que envolvem saúde pública a intenção é sempre apresentar resultados que possam melhorar a vida das pessoas e que apenas confirmou ao que já era esperado.

A pesquisa, resultado do doutorado de Luiz Antônio durou três anos. Mas se iniciou antes disso, porque é necessário, no caso do doutorado, que a pesquisa seja inédita. Foi preciso verificar se alguém já havia feito o mesmo trabalho.

Sendo financiada pelo próprio pesquisador que também utilizou equipamentos dos laboratórios de análise de alimentos e de química orgânica da UNB, a faculdade acabou sendo uma colaboradora do projeto. Para ele o grande impacto da pesquisa foi que as pessoas não sabiam que o leite conservado provocava alterações na composição do leite humano.

Por: Daniela Araújo, Meiriane Soares e Raiane Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?