segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ESTUDO DA QUALIDADE DE ÁGUA DA CAESB APONTA RESULTADOS

 Durante o XVII Congresso de Iniciação Científica no DF, promovido pela UNB, alunos pesquisadores orientados por professores especialistas em redes de abastecimento de água apresentaram trabalhos desenvolvidos mediante pesquisas aprofundadas.
A estudante Ana Luisa Cezar Rissoli, que cursa a matéria de Iniciação Científica na universidade, apresentou um trabalho com o tema: Avaliação Estatística de Rede de Monitoramento de Qualidade de Água com o Estudo de caso da rede operada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB).
Os resultados práticos do estudo concluem que a massa (componentes) das amostras é cada vez menor, portanto, essa amostragem poderia ser feita menos vezes. O que o consumidor ganha com isso? Como o monitoramento é financiado pela Caesb e tem um custo elevado, a redução das amostragens diminuiria os custos. E essa economia poderia interferir diretamente nos custos repassados ao consumidor.
O objetivo do estudo é entender como é feito o monitoramento de água pela operadora, quais as falhas e resultados do monitoramento. Segundo Ana Luisa, esse monitoramento é obrigatório e fica a cargo de cada empresa operadora decidir como ele será feito. 
“Durante a pesquisa foi difícil aplicar o método de análise nas amostras de água, já que só existe um modelo de estudo para bacias de rios. E nesse caso o modelo foi aplicado na análise de um rio com reservatório”, afirma Ana Luisa. 
Para o diagnóstico e acompanhamento da qualidade dos corpos receptores, sob o ponto de vista físico-químico e bacteriológico, são avaliados os pontos de coletas, com frequência bimestral, localizados nos rios que recebem efluentes de esgotos domésticos operados pela Companhia. 
O monitoramento feito pela Caesb acompanha os diferentes níveis de poluição da água. Essa rede de monitoramento é composta por 56 pontos de amostragem, com coletas mensais e quinzenais, gerando em média 700 amostras por mês. 

 
Grupo: Elloá Soares (0943457380), Gabriela Oliveira (0990000089) e Nailine Oliveira (0991024830)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí, o que achou deste texto?