quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Qualidade de vida em ambiente de trabalho




Pesquisa realizada em 15 paises, conclui que sem qualidade de vida no trabalho há pouca produtividade








Em média os colaboradores executivos brasileiros passam 54 horas por semana em seu ambiente de trabalho, sofrendo com estresse e pressão todos os dias. Mesmo assim as empresas brasileiras não investem na saúde de seus funcionários. Afirma pesquisa realizada por Anselmo Ferreira Vasconcelos, Bacharel em Comunicação Social pela ESPM.

Exige-se muito dos empregados, observa-se esse fato pela carga horária de trabalho. "As empresas cobra que seus empregados lhes confiem todo o seu capital intelectual e que se comprometam com o seu trabalho. Todavia, as empresas não se comprometam com seus empregados, alias elas recomendam que seus empregados cultivem sua empregabilidade se quiserem continuar ocupando seus postos atuais", relata Anselmo Ferreira, em seu artigo Qualidade de vida no trabalho: origem, evolução e pespectivas.

De acordo com a Coperforte - empresa de créditos, os investimentos na melhoria da qualidade de vida no dia a dia corporativo pode-se tornar um diferencial não apenas para melhorar a performance dos profissionais, como também para reter e atrair talentos que façam o diferencial para a empresa, cujo objetivo é prevenir acidentes, doenças decorrentes do trabalho e tornar o trabalho permanentemente compatível com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.


Os colaboradores precisam de reconhecimento, respeito, sentirem-se parceiros realmente. "Verificamos em muitas instiuições, principalmente na área de saúde, funcionários insatisfeitos, sendo pressionados, desvalorizados, sob tensões e estresse", comenta, André Soares Amorim, funcionário da empresa Cooperforte. Nesses casos, os funcionários acabam pedindo demissão, por não se sentirem a vontade em um ambiente sem motivação, sem perspectiva de crescimento profissional e pessoal.


O funcionário deve sentir bem no ambiente de trabalho, "Procuramos atuar na perspectiva de prevenção e promoção da saúde do trabalhador. Concordo plenamente que o trabalhador vive melhor tanto no local de trabalho quanto em casa, quando a empresa traz para a pessoa um bom ambiente de trabalho, onde o colaborador percebe que o mais importante em sua empresa é o capital humano", disse a massoterapeuta Conscy Mattos.


A qualidade de vida no trabalho começa com uma boa postura tanto da empresa em prestar serviços de melhorias no rendimento do funcionário, tanto do coloborador em aceitar novas maneira adotadas pela empresa. Esses tipos de serviços evitam o que acontece muito hoje em dia, o famoso estresse. Mas como fazer isso? "começa em casa com uma boa alimentação, seguindo pela empresa em fazer durante 15 minutos uma ginastica laboral, massagem, visitas técnicas de laboratórios, atividades diversificadas e até o famoso prêmio de motivação.". Afirma André Soares.


"Durante as massagens que fazemos percebemos que as pessoas se sentem melhor, saí mais tranquilo para o retorno do trabalho, depois é proporcionado para os funcionários um ambiente de trabalho melhor. O resultado é que empresa ganha mais produtividade dos trabalhadores e o funcionário é mais valorizado, melhora o desempenho," comenta o massoterapeuta, Alviram Prem.


As atividades laborais, ou seja, empresas que levam médicos para realizarem atendimentos corriqueiros, massagem corporal e palestras, serve para motivar os colaboradores. Esses enfoques é para mensurar a qualidade de vida do trabalhador, pois são melhorias das condições de trabalho, contribuindo com mais produção e motivação para as atividades corporativas e, por fim, levando o equilíbrio de interesses entre empresa e colaborador. Afinal, o grande patrimônio das corporações são as pessoas que fazem o diferencial.





Por: Romilsa Pires/Thais Braga/Angelyca Miranda

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